segunda-feira, 11 de abril de 2011

Agradável corrida ontem na Barquinha

Um bom par de Marcos Bastinhas
João Moura Caetano, José Manuel Duarte e Marcos Bastinhas ontem na Barquinha
Joaquim Bastinhas acompanhou a actuação do filho na barreira
Um ferro extraordinário de Moura Caetano
Brinde de José M. Duarte ao cavaleiro Paulo Caetano




João Cortesão - Assistiu-se ontem a uma boa corrida em Vila Nova da Barquinha, para a qual contribuiu em boa parte o curro enviado pelo ganadeiro Sr. Joaquim Alves com o ferro Pinto Barreiros.
José Manuel Duarte – Esteve melhor nas bandarilhas do que nos compridos. O cavalo de saída passou mais inteiriçado do que é costume, quiçá acusando o princípio da temporada.
No computo geral cumpriu com dignidade, que o público reconheceu tributando-lhe justos aplausos e premiando-o com justas voltas à arena.
João Moura Caetano – Conseguiu um êxito redondo no segundo toiro.
No primeiro que lidou esteve correcto perante as dificuldades do oponente, um pouco reservado e troton, mas foi no entanto no 5º da tarde que mostrou a verdadeira dimensão do seu toureio.
A dois compridos recebendo de praça a praça como é raro ver-se, seguiram-se ferros por direito e lide espectacular no cavalo "Chispa", que esta época deu grande  salto qualitativo rumo à verdade.
Terminou com o "Passapé", que a distâncias mínimas carregou de emoção os ferros, com que o cavaleiro rematou a lide.  
Marcos Bastinhas – Com alegria contagiante marcou o seu estilo próprio, que não passa só pelos "violinos" em que é exímio, e pelos pares a duas mãos que começam a ser imagem de marca, mas também pela procura da verdade e da emoção, com ferros batendo no piton.
Gostei do cavalo de saída ferro "Peralta", que já conhecia mas que ainda não tinha visto em público.
Uma grande maioria do público aprecia o estilo do Marcos, e quando assim é o futuro só pode ser risonho. Deixou enorme "apetite" para o vermos esta 5ª feira em Lisboa com Rui Fernandes e Ventura.
Os Grupos de Tomar e da Chamusca cumpriram, quero no entanto destacar a presença do jovem Bernardo Marques de 14 anos, do grupo da Chamusca, pela presença, pelo cite e pelo à vontade em praça na primeira vez que pegou em público. Simplesmente notável.

Fotos D.R.