quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Batista Duarte prepara campanha de despedida das arenas

Na sua última corrida há quatro anos (Julho de 2013) na Freixianda
Os dotes de excelente equitador acompanharam Batista Duarte ao longo da
sua carreira de três décadas nas arenas de todo o mundo taurino
A alternativa há 28 anos em Tomar, a 11 de Agosto de 1989, apadrinhado por
Joaquim Bastinhas
"Tenho uma boa quadra de cavalos para fazer a minha última campanha"
Esta semana na sua quinta em Tomar com Miguel Alvarenga e Paco Duarte


Maias de trinta anos passados sobre os seus inícios nas arenas, o cavaleiro tomarense Batista Duarte está a preparar criteriosamente a sua última campanha. Em 2017 vai reaparecer, após três anos sem actuar, e simultâneamente fazer a despedida.
"Andei três décadas na Festa com dignidade e dando sempre o meu melhor. Posso não ter alcançado o patamar de primeira figura, mas nunca envergonhei em parte alguma do mundo a nobre arte do toureio a cavalo", afirma, em jeito de balanço de uma carreira de que se orgulha.
"Toureei muito em Espanha e ao lado das maiores figuras do meu tempo, actuei em França, nas Américas. Fui sempre um romântico e um apaixonado, vivi grandes tardes, guardo muitas recordações e fiz imensas amizades", recorda o toureiro de Tomar, que garante "estar preparado e bem montado" para a campanha final.
Batista Duarte está a reunir uma equipa que o acompanhará na derradeira temporada. Vai iniciá-la em Espanha, onde pretende participar "em cinco ou seis corridas" e depois projecta tourear "mais duas ou três corridas boas em Portugal e fazer a despedida no final da época".
E adianta:
"Gostava de tourear uma última vez na praça da minha terra, onde tomei a alternativa em 11 de Agosto de 1989 apadrinhado por Joaquim Bastinhas, com o testemunho de Rui Salvador e Frederico Carolino. E sonho com a despedida no Campo Pequeno, onde ainda não toureei desde a reabertura".
Os dados estão lançados e os próximos meses, assegura, "vão ser de intensa preparação". "Posso não ter sido uma primeira figura, mas andei cá com paixão e dignidade e queria despedir-me da mesma forma, fazendo alarde dos valores de antigamente, do romantismo, da aficion, da entrega que eram apanágio dos toureiros de outros tempos", diz o cavaleiro, a terminar.

Fotos Fernando Clemente, D.R. e M. Alvarenga