domingo, 1 de janeiro de 2017

"Paixão de mãos dadas com a ilusão": Joaquim Grave "explica" elencos de Mourão

Joaquim Grave (à direita na foto, com seu irmão João) voltou a esmerar-se e
apresenta-nos dois elencos de primeira linha na mini-Feira Taurina de Mourão
Francisco Correia Lopes, o grande triunfador da novilhada de 2016 em Lisboa,
toureia pela primeira vez em Mourão a 1 de Fevereiro
António Ribeiro Telles (filho), à esquerda na foto, com seu primo António Telles
Bastos e "Platanito", será um dos cavaleiros de dinastia do primeiro festival, dia
1 de Fevereiro. Em baixo, os novilheiros Pablo Aguado (à esquerda) e "Juanito"
(à direita), que actuam ao lado das Figuras no dia 4



Joaquim Grave, um aficionado que dispensa apresentações, ganadeiro de primeira, triunfador da Temporada de 2016 do Campo Pequeno e por isso mesmo justo vencedor do troféu "Farpas"/"Volapié" (que receberá no próximo mês de Fevereiro), digno continuador da bonita obra de seu Pai, o saudoso Senhor Engenheiro Joaquim  Murteira Grave, é, um ano mais, o talentoso organizador dos dois festivais que nos próximos dias 1 e 4 de Fevereiro abrem oficialmente em Mourão a Temporada Tauromáquica Nacional de 2017, cujos cartéis acabámos de anunciar nos primeiros minutos do Novo Ano.
Agora e em exclusivo para os leitores do "Farpas", Joaquim Grave dá-nos conta dos pormenores que orientaram a feitura destes interessantes cartéis:
"No dia 1 de Fevereiro, tradicional feriado local, quarta-feira, optou-se por um cartel de jovens, de oportunidade a novos valores, reunindo na parte à portuguesa três apelidos de dinastia: Francisco F. Núncio, o clássico que quer perpectuar um apelido ímpar; Francisco Correia Lopes, filho do antigo e valoroso cavaleiro José Manuel Correia Lopes e que foi o grande triunfador da novilhada do ano passado em Lisboa; e António Ribeiro Telles (filho), com especial expectativa para este último, não fosse ele filho de quem é".
E acrescenta:
"Na parte apeada também houve a intenção de dar mais uma oportunidade aos nossos novilheiros. Assim, actuarão Joaquim Ribeiro "Cuqui", um jovem já com provas dadas e que pode estar a um passo da alternativa; e Diogo Peseiro, o mais promissor dos alunos que se formaram na Academia do Campo Pequeno; e de Espanha, de Villanueva del Fresno, vem o bezerrista Manuel Perera, que traz entusiasmadíssima a aficion regional e é, de facto, um miúdo que aponta bem alto! Os novilhos são da novel ganadaria de Manuel Calejo Pires, que já demonstrou em Portugal e em Espanha a enorme qualidade, quer lidando a cavalo, quer lidando a pé. E os forcados são os Amadores da Póvoa de S. Miguel, vizinhos de Mourão, um grupo que tem evoluído bastante nos últimos anos".
E sobre o Festival de Figuras de dia 4, que uma vez mais marca uma importante presença do toureio a pé, num momento de absoluto renascimento entre nós, diz de sua justiça o organizador:
"No dia 4 de Fevereiro, teremos o cartel forte do toureio a pé. O cavaleiro Filipe Gonçalves é, provavelmente, dos mais valentes toureiros a cavalo da nossa praça. Fez uma temporada de 2016 de grande categoria e em grande sacrifício, toureando a maior parte da época com um braço partido e engessado, o que só por si atesta o seu desmedido valor, a sua entrega e a sua grande categoria. Num cartel de figuras a pé, o cavaleiro tem que estar ao mesmo nível e a sua presença neste festival é um reconhecimento que ele merece por inteiro".
E, quanto à restante e luxuosa composição do elenco, justifica Joaquim Grave:
"Paco Ureña é um dos grandes toureiros emergentes em 2016 que cativou Sevilha e apaixonou Madrid; o nosso António João Ferreira merece, sem dúvida, esta oportunidade de estar num cartel com esta visibilidade, depois de 'se arrimar como um condenado' cada vez que toureia; Juan del Álamo, bem conhecido do público português pelos seus importantes triunfos no Campo Pequeno nos dois últimos anos, é outro toureiro emergente em 2016 que, de forma segura, sobe o escalfón assente num toureio profundo e clássico, sempre belo; Pablo Aguado, sevilhano dos quatro costados, transporta seguramente a bandeira 'del arte' e, talvez, a sucessão de Morante de la Puebla, sendo um toureiro às portas da alternativa que me encanta particularmente; por fim, 'Juanito', apesar da sua juventude, continua sendo nesta temporada que se inicia o novilheiro português melhor colocado para se afirmar como um novilheiro 'puntero' no planeta taurino. Os novilhos são Murteira Grave, que tão boa conta têm dado nos últimos anos em Mourão e não só! E os forcados são os Amadores de Monsaraz, um grupo que já é uma referência regional e que, com enorme personalidade, marca pontos também a nível nacional".
"Esta foi - diz Joaquim Grave, a terminar - a ideia que norteou este 'empresário', por uma vez ao ano! Uma coisa é certa, foi a paixão de mãos dadas com ilusão a principal responsável pela montagem destes dois cartéis, que penso estarem à altura do acontecimento, a abertura oficial da nossa temporada".
Já no início da semana, sairá o cartaz oficial da mini-Feira Taurina de Mourão e entretanto e como anteriormente indicámos, pode desde já fazer as suas reservas através do telem. 915 935 633 ou pelo e-mail ftaurinos.mourao@gmail.com

Fotos Emílio de Jesus, Ricardo Relvas e D.R.