sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Rui Bento em Madrid com Simón Casas a projectar defesa mundial da Tauromaquia


Rui Bento renuiu em Madrid com Simón Casas (ambos na foto ao lado, no ano passado, no Campo Pequeno), novo empresário da Monumental de las Ventas, não apenas para tratar assuntos que se prendem com as contratações dos dois toureiros que apodera - o matador Juan del Álamo e o cavaleiro João Moura Júnior - mas também e sobretudo para avançar com o projecto da criação de uma Plataforma para defesa da Festa a nível mundial, que reunirá os representantes dos diversos países taurinos a fim de, afirmou o director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno na entrevista desta semana ao site mundotoro.com, "potenciar a nossa cultura, as nostras razíses e a nossa sobrevivência".
"Falámos disso muito ao de leve numa reunião anterior, mas senti Simón Casas muito preocupado pelo nível de responsabilidade que tem a nível mundial à frente de Las Ventas. Faz falta sentarmo-nos a nível internacional, os empresários, as plataformas de cada país, para nos organizarmos e haver uma maior coesão para que todos possamos criar sinergias para ser mais poderosos e valentes e nos defendermos dos ataques de uma minoria de anti-taurinos que estão muito melhor organizados que nós", disse Rui Bento.
O antigo matador de toiros permanecerá em Espanha hoje e amanhã para tomar parte na cidade de Salamanca nas homenagens que ali vão ter lugar à memória de Júlio Robles no 16º aniversário da sua morte. Recorde-se que Rui Bento viveu muitos anos em Salamanca durante a sua carreira de matador, criando grandes laços de amizade com as figuras do toureio de então, entre os quais o Maestro Robles.

Foto Emílio de Jesus