terça-feira, 27 de março de 2018

Campo Pequeno projecta grande Festival de homenagem a José Luis Gonçalves

A única foto de José Luis Gonçalves depois do acidente, captada em Fevereiro
deste ano pela revista "Nova Gente" quando o toureiro regressava à clínica de
Cuidados Continuados em Cascais, depois de tratamentos num hospital,
acompanhado pela sua mulher (à esquerda), Carla Isabel Gomes, que abdicou
de tudo para estar todos os dias a seu lado
José Luis Gonçalves recebeu a alternativa em 1994 em Badajoz e despediu-se
das arenas em 2006 no Campo Pequeno
José Luis Gonçalves (à direita) com Rui Bento e Américo Manadas numa entrega
de troféus e, na foto de baixo, com Rui Bento e Miguel Alvarenga


A empresa do Campo Pequeno tem em projecto, para depois do fecho desta temporada, a realização de um grande Festival Taurino para homenagear o matador de toiros José Luis Gonçalves, vítima de grave acidente em Junho de 2013 e que há cinco anos se encontra incapacitado, internado numa clínica de Cuidados Continuados em Cascais.
O famoso toureiro angolano sofreu um queda fatal de umas escadas nos estúdios da produtora Endemol, no último ensaio para o programa "Dança com as Estrelas" da TVI. Nos últimos meses, graças a Deus, registou algumas melhorias no estado semivegetativo em que se encontra há quase cinco anos, já respondendo a estímulos e reconhecendo as pessoas. Isabel Gomes, a sua mulher, abdicou de tudo e passa sete dias por semana ao lado do marido. Américo Manadas, seu antigo bandarilheiro e amigo, disse em Fevereiro passado à revista "Nova Gente" que "se ele ainda está vivo, deve-o à mulher".
Embora a realização do Festival esteja anda em projecto, o "Farpas" pode adiantar que, em caso de se efectuar, conta desde já com a disponibilidade da participação dos matadores espanhóis Juan Mora e "Finito de Córdoba" (que foram, respectivamente, o padrinho e a testemunha da alternativa de José Luis Gonçalves em 19 de Março de 1994 na Monumental de Badajoz), bem como de António Ferrera (que com ele actuou em Lisboa em 2006 na noite da sua despedida das arenas) e de Rui Bento, retirado desde 2000 e que poderia regressar por uma noite - "se conseguir perder uns quilos", afirma - para homenagear o companheiro com quem ganhou "ex-aequo", o concurso "À Procura de Novos Toureiros" promovido por Maurício do Vale e pelo então empresário do Campo Pequeno, Manuel Jorge Diez dos Santos, há quarenta anos.
Acederam também já a participar nesse Festival, se se realizar, os cavaleiros João Moura e José Luis Cochicho.
No momento em que sofreu o acidente, há cinco anos, José Luis Gonçalves era professor dos jovens alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno.

Fotos "Nova Gente", Emílio de Jesus e D.R.