segunda-feira, 19 de julho de 2021

Histórico: GFA de Lisboa regressa sábado a Évora... 22 anos depois!

Tarde histórica e carregada de simbolismo aquela que o glorioso grupo de forcados Amadores de Lisboa vai viver no próximo sábado 24 de Julho na Arena D'Évora, praça onde não pega há... 22 anos! E nesta nova ainda nem sequer pegou.

O Grupo de Lisboa, hoje capitaneado por Pedro Maria Gomes, actuou pela última vez na (antiga) praça de toiros de Évora na tradicional corrida de São Pedro no ano de 1999, a 29 de Junho, uma corrida em que se homenageou o saudoso João Nunes Patinhas, cabo fundador dos Amadores de Évora (cartaz em baixo).

Lidaram-se toiros da ganadaria de D. Luis Passanha e os Amadores de Lisboa, então comandados por José Luis Gomes, pai do actual cabo e sucessor do fundador Nuno Salvação Barreto, pegaram nessa tarde com os Amadores de Évora, que eram nesse tempo capitaneados por João Pedro Oliveira, também pai do cabo actual do grupo. Actuaram os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e Francisco Núncio.

22 anos depois, o Grupo de Lisboa regressa este sábado à arena da cidade-museu e volta a repartir cartel com os Amadores de Évora, sendo o cartel formado pelos cavaleiros Maestro João Moura, Marcos Bastinhas e Luis Rouxinol Júnior e lidando-se um imponente curro de toiros da histórica ganadaria Murteira Grave

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R./GFA de Lisboa 

Cartaz da última corrida em que
o Grupo de Lisboa pegou em
Évora, na antiga praça, em 1999.
E em baixo, o cartaz da corrida do
próximo sábado, que marca o
regresso dos Amadores de
Lisboa 22 anos depois