Confirmam-se os prognósticos mais pessimistas que tínhamos adiantado esta manhã: não se realizará na próxima sexta-feira a corrida inaugural da temporada do Campo Pequeno, nem a dos matadores no dia 16, ficando adiadas para novas datas. A temporada lisboeta vai abrir a 22 de Julho com a corrida de apresentação em Portugal em 2021 de Pablo Hermoso de Mendoza.
Em comunicado, a empresa Ovação e Palmas informa que a IGAC não autorizou a realização da corrida da próxima sexta-feira, alegando que "os espectáculos tauromáquicos estão proibidos por lei até novas directrizes em praças de toiros e instalações tauromáquicas".
A empresa de Luis Miguel Pombeiro (foto) reage:
"Sendo o Campo Pequeno uma Sala de Espectáculos, consideramos uma absurda discriminação esta decisão, pois se estivesse em causa um qualquer outro espectáculo cultural, o mesmo poderia realizar-se!".
E acrescenta:
"Além de estarmos na luta contra a pandemia, voltamos ainda a ter que resistir a estas incongruências, a estes ataques encapotados de 'legalidade', contra uma actividade cultural que a grande maioria do povo português apoia, respeita e defende. Repudiamos qualquer tipo de ditadura do gosto e tudo faremos para que, de uma vez por todas, as discriminações, sejam elas quais forem, não façam parte do dia a dia do nosso país".
Foto M. Alvarenga