Miguel Alvarenga - A ter sido escrita por si e, portanto, a ser verdadeira, assume foros de alguma gravidade e de um assustador desrespeito pela trajectória e a figura que João Moura representa no mundo tauromáquico mundial - e que ainda ontem reafirmou com um triunfo magistral em Évora! - a mensagem que Diego Ventura terá ontem enviado para o telemóvel do Maestro, reagindo ao repto que este lhe fizera dias antes (quinta-feira passada) numa entrevista ao site "Tauronews", para um mano-a-mano entre os dois com toiros de Murteira Grave.
A referida mensagem, que o Maestro Moura ontem mesmo me fez chegar, indignado e extremamente magoado com a atitude de Ventura, já corre à boca cheia pelo mundillo taurino nacional e está a criar uma gigantesca onda de revolta e indignação, de pasmo também, entre aficionados e toureiros.
Ventura reage sobretudo às afirmações de João Moura ao "Tauronews" quando este referiu que o rejoneio em Espanha "está a perder emoção", em especial pelos toiros de encaste Murube que estão a sair nas corridas dos dois grupos que lideram agora os festejos de cavaleiros no país vizinho, o de Pablo e o de Ventura. Moura desafiou mesmo os dois a enfrentarem "toiros de verdade", como aqueles a que ele ontem fez frente em Évora (Graves).
Diego Ventura, que em 2018, em declarações ao site mundotoro.com no ano da comemoração dos 40 anos da alternativa de João Moura, referira o Maestro como "um Deus" e como "o 'Manolete' do toureio a cavalo", ressalvando que "foi o meu grande maestro, o meu grande ídolo, uma pessoa que marcou muito a minha carreira e a minha vida" e "um figurão que revolucionou o toureio a cavalo e um dos toureiros que marcaram uma época", escreve agora (se foi ele quem escreveu mesmo...) que "sempre o tratei de maestro, mas a partir de agora acho que você perdeu esse dom" e acusa Moura de "ter dito mentiras" e ter manifestado "uma falta de respeito muito grande contra mim".
Na entrevista ao "Tauronews", João Moura lamentou que a forma fechada como Pablo e Ventura estão a montar os cartéis em que actuam terá afastado esta temporada das praças de Espanha os seus filhos João Moura Jr. e Miguel Moura - e Ventura responde que "se os seus filhos não toureiam em Espanha é porque os empresários já os puseram muita vez e nunca se passou nada com ele e portanto já não têm interesse em Espanha".
Por fim, na mensagem a que o "Farpas" teve acesso, Diego Ventura responde ao desafio de João Moura para um mano-a-mano com Graves desta forma:
"Assim que você perder 50 quilos não tenho nenhum problema em tourear consigo os Graves, os Veiga Teixeiras ou o que você queira, mas primeiro perca 50 quilos, que em vez de um toureiro parece um campino, não tem vergonha nenhuma 'Maestro'".
Diego Ventura vai ser esta noite entrevistado por João Vasco Lucas, a partir das 21h00, uma entrevista que vamos poder ouvir - e que devemos ouvir, agora mais que nunca! - no Facebook, no Twitter e no YouTube do site "Tauronews".
O tema do repto de João Moura e certamente também o tema da mensagem da polémica vão de certeza estar em foco na entrevista de Ventura. E é importante saber o que Ventura tem a dizer sobre isso - se confirma a autoria da mensagem recebida pelo Maestro Moura ontem no seu telemóvel, se se retrata, se mantém o que disse ou se o retira e mantém sobre João Moura a mesma opinião e o mesmo respeito que em 2018 transmitiu nas declarações ao mundotoro.com.
Eu ouvi as declarações de João Moura ao "Tauronews" na última quinta-feira e sinceramente não as considero gravosas ou depreciativas, interpreto-as antes como um desafio a duas grandes figuras, Pablo e Ventura, feito por um figurão que ainda ontem os teve no sítio para triunfar como triunfou em Évora e reafirmar que é, indiscutivelmente, ainda e sempre, o primeiro. Com mais ou menos 50 quilos.
Toda a vida e em toda a História assistimos a reptos e picardias entre as grandes figuras. Que acabaram sempre por ter o seu lado positivo e trouxeram muitas mais valias para a Festa. Alguém duvida do sucesso que seria um mano-a-mano entre Moura e Ventura? Ganhavam eles e ganhávamos todos nós. Ganhava sobretudo a Festa - que, quer queiram, quer não queiram, vive um momento de total pasmaceira, com cartéis que são quase sempre mais do mesmo, num momento ainda para mais agravado pelas restrições à tauromaquia que vêm sendo impostas em nome da pandemia.
Ventura terá interpretado de uma outra forma as afirmações de João Moura e terá mesmo considerado que este o afrontou ou mesmo lhe faltou ao respeito. Está no seu pleno direito de assim as interpretar. Daí a escrever o que escreveu (se, insisto, foi ele o autor da mensagem...), deixa um rasto lamentável de uma tremenda falta de respeito (que ele nunca manifestou antes, antes pelo contrário) por um Toureiro que, mesmo com "50 quilos a mais", continua a ter 50 anos de avanço em glória e maestria em relação aos outros todos.
Estou curioso por ouvir Ventura. Porque, apesar de tudo, continuo a acreditar que ele não escreveria uma coisa dessas...
Foto Emílio de Jesus/Arquivo