Os seis imponentes toiros da ganadaria Murteira Grave que amanhã vão ser lidados em Évora são os toiros que estavam resenhados para a corrida de 26 de Agosto no Campo Pequeno, para a qual o empresário Luis Miguel Pombeiro anunciara já os forcados de Santarém e Montemor e numa recente entrevista ao site "Tauronews" adiantara que um dos cavaleiros do cartel poderia ser Manuel Telles Bastos, dado o grande triunfo que no ano passado ali obteve com esta mesma ganadaria.
O ganadeiro Joaquim Grave fez esta semana um apelo aos aficionados na página do Facebook da ganadaria, como aqui referimos oportunamente, para que não percam a corrida de amanhã e explicou porquê: "Creio que que nunca saíu uma corrida de toiros como a que vai sair pelos curros da praça de Évora no próximo sábado".
Mais adiante, Joaquim Grave explicou: "Por circunstâncias várias, facilmente entendíveis, entre as quais a incerteza quase certa! de não poderem ir em tempo útil, quer para a capital do reino, quer para a capital da república, dos dois países ibéricos, quis o destino que devem sair na capital do nosso Alentejo. Nunca de Galeana se formou uma corrida que junta tantas coisas!".
Nestas palavras, Joaquim Grave deixou bem claro aquilo que dissemos no início: os toiros de amanhã em Évora eram os toiros previstos para Lisboa. E é também um curro que poderia ir a Madrid.
Joaquim Grave pediu dispensa ao empresário Luis Miguel Pombeiro, dada a circunstância de os toiros já terem cinco anos e não haver ainda uma certeza de que iriam ser lidados em Lisboa, dado o impedimento da realização de corridas na capital, concelho de risco muito elevado, que levou já ao adiamento das três primeiras corridas anunciadas no Campo Pequeno.
Entre os seis toiros que amanhã vão ser lidados pelo Maestro Moura, por Marcos Bastinhas e por Luis Rouxinol Jr. e pegados pelos Amadores de Lisboa (que regressam a Évora após 22 anos de ausência) e Amadores de Évora, há dois toiros com história:
O "Jaquetilla", nº 59 (foto de cima) foi o toiro que em 30 de Agosto do ano passado infringiu uma cornada ao famoso toiro "Marismero", que lhe acabou por causar a morte. O "Marismero", por seu turno, foi o toiro que em Setembro de 2019 feriu gravemente com uma cornada, na Herdade da Galeana, o ganadeiro Joaquim Grave. Posteriormente, a 6 de Agosto de 2020, o "Marismero" foi lidado no Campo Pequeno por Manuel Ribeiro Telles Bastos e foi indultado, regressando à Galeana, onde menos de um mês depois viria a ser ferido de morte.
Outro toiro que será lidado amanhã em Évora é o "Bandido", nº 35 (foto de baixo) e esse era irmão do "Marismero".
Dois toiros com história num imponente curro amanhã em Évora! A corrida inicia-se às 18h30.
Fotos www.porlasrutasdeltoro.com