quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Almoço na "Casa das Enguias": antigos companheiros rendem homenagem ao grande e histórico forcado José Augusto Batista

José Augusto Batista (primeiro da esquerda) numa corrida do
Grupo de Lisboa em Vila Franca, com Horácio Lopes, José Manuel
Sousa Esteves ("Xinha"), José Luis Gomes e António Lapa. Em
baixo, o grupo do almoço de hoje na "Casa das Enguias"

José Augusto Batista, glória dos Forcados, conhecido no meio por "Zé da Burra" (assim baptizado um dia por Nuno Salvação Barreto, apesar de nunca ter tido nenhuma burra...), foi hoje homenageado por um grupo de amigos, antigos companheiros das arenas, durante um almoço que teve lugar no afamado Restaurante "Casa das Enguias" (templo dos aficionados na Margem Sul).

Não se assinalou nenhum data especial (apesar de a "Casa das Enguias" cumprir neste dia exactamente 72 anos de existência), nem a homenagem teve outra justificação que não fosse, apenas, a amizade, a consideração e o respeito que todos os comensais nutrem pela enorme figura da forcadagem que foi José Augusto Batista - que passou pelos grupos de Amadores de Vila Franca e Académicos de Vila Franca e se destacou depois "a vida toda" nos Amadores de Lisboa de Nuno Salvação Barreto.

Nem o próprio sabia da homenagem. Quando rumou à "Casa das Enguias", ia apenas e só almoçar com um grupo de amigos, também eles antigas glórias dessa tão portuguesa arte de pegar toiros.

A ideia partiu de Fernando Hilário, de Francisco Costa e Silvino Bento. Formaram a Turma da Lançada, que não é propriamente  mais uma nova tertúlia, mas o nome que decidiram dar a este grupo de amigos (por a "Casa das Enguias" ser na Lançada e por ser ali que costumam fazer as suas almoçaradas de convívio para recordar tempos antigos) e decretaram que o primeiro almoço oficial seria para homenagear o famoso "Zé da Burra" - que ficou surpreendido e super sensibilizado com a inesperada honraria e foi presenteado com uma placa a perpectuar este dia.

Depois falou-se de toiros e de pegas antigas. Recordou-se a histórica pega de José Augusto em Pamplona nos anos 70. E tantas mais.

Na foto de cima, da esquerda para a direita: José Polignac de Barros, Miguel Alvarenga, Gil Mendia, o homenageado José Augusto Batista, Francisco CostaFrancisco Araújo (Fazé), João Paulo Paiva (atrás), Fernando Hilário, Carlos Alberto, Silvino Bento e o anfitrião António Manuel Barata Gomes.

Fotos M. Alvarenga 



Silvino Bento no uso da palavra no final do almoço, quando 
se prestou a homenagem a José Augusto Batista

José Augusto Batista, Fernando Hilário e Francisco Costa

A placa oferecida ao homenageado