quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Cartaxo: cancelada a última corrida da temporada

A associação "Praça para Todos", gestora da praça de toiros do Cartaxo, cancelou a corrida que estava anunciada para amanhã, 1 de Novembro, devido a "condições atmosféricas adversas".

Relembramos que esta corrida, a última da temporada portuguesa (normalmente cancelada por chuva nos últimos anos...) marcava a apresentação em Portugal do nosso novo matador de toiros Diogo Peseiro, completando o cartel os jovens cavaleiros Joaquim Brito Paes e Tristão Telles Queiroz e os forcados Amadores do Cartaxo.

Ontem, 4ª feira: 8.791 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 1 755 
Visualizações 
de página de ontem
8 791
Visualizações de páginas 
no último mês
425 827
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

46 685 687


quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Confirmado: Nunes é o novo apoderado de "Juanito"

Confirmado: António Nunes é mesmo, como se dizia, o novo apoderado do matador de toiros "Juanito". O acordo entre ambos ficou esta tarde selado em Madrid, onde ambos se encontram e de onde acabam de falar ao "Farpas" e anunciar de modo oficial a nova união.

João Silva "Juanito" separou-se recentemente do empresário espanhol Joaquín Domínguez, que o apoderava há mais de oito anos, praticamente desde os seus inícios como novilheiro.

António Nunes, também apoderado do cavaleiro João Moura Caetano e do rejoneador Andrés Romero, contará com o apoio de uma importante empresa espanhola para relançar no país vizinho o matador de Monforte, nos últimos anos presente apenas em praças fronteiriças da Extremadura.

Em Portugal, Nunes apenas "quer uma corrida" para o matador: em Lisboa e em mais nenhuma outra praça.

Sobre isso, a última palavra tem-na Pombeiro, o empresário da praça do Campo Pequeno.

Fotos M. Alvarenga

João Telles no México em Dezembro

João Ribeiro Telles vai tourear de novo ao México, onde já actuou este ano, no próximo dia 7 de Dezembro em Valle de Bravo (Estado de México) numa corrida anunciada como Gala de Rejoneio.

João Telles reparte cartel com o rejoneador espanhol Andy Cartagena e os cavaleiros mexicanos Marco Bastida e Fauro Aloi.

Lidam-se quatro toiros de Marrón e pegam os grupos de forcados Amadores de México e Amadores Potosinos.

Foto M. Alvarenga

Sábado: Tertúlia "Festa Brava" promove colóquio na Golegã para fazer o balanço da temporada e anuncia os triunfadores/2024

A Tertúlia "Festa Brava", uma das mais antigas agremiações taurinas nacionais, promove no próximo sábado, dia 2 de Novembro, no "Cabriola's Bar" na Golegã, um colóquio para fazer o balanço da temporada e uma conferência de imprensa em que serão anunciados aqueles que elegeu como triunfadores de 2024 - cujos troféus serão depois entregues numa cerimónia que se realizará a 22 de Novembro em Azambuja.

Na conferência de imprensa, para fazer o balanço da temporada, serão intervenientes os presidentes da várias associações tauromáquicas que integram a Federação ProToiro: João Santos Andrade (Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide), Paulo Pessoa de Carvalho (Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos), Luis Capucha (Associação das Tertúlias Tauromáquicas Portuguesas), Francisco Macedo (Associação Nacional de Grupos de Forcados) e Hugo Ferro (secretário-geral da Associação Nacional de Toureiros).


Festival luso-espanhol encerra temporada nacional a 9 de Novembro na Golegã

Foi anunciado nas redes sociais o cartel do festival taurino luso-espanhol que se vai realizar no próximo dia 9 de Novembro (sábado, 15h00) numa praça portátil na Golegã, por ocasião da Feira do Cavalo - que será o último festejo taurino da temporada nacional.

O valoroso cavaleiro Gonçalo Fernandes (foto) é o cabeça de cartaz de um elenco composto pelos portugueses Marcelo Mendes e Mariana Avó (praticante) e pelos rejoneadores espanhóis José Maria Martín, Ángel Gimenez e Paco Canales.

Pegam os forcados de Azambuja, Chamusca e Aposento da Chamusca; e lidam-se novilhos das ganadarias Fernandes de Castro, Isidro do Reis, Paulino da Cunha e Silva, Alves Inácio e António Valente.

Foto M. Alvarenga

Ontem, 3ª feira: 8.797 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 1 989 
Visualizações 
de página de ontem
8 797
Visualizações de páginas 
no último mês
425 827
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

46 677 130


terça-feira, 29 de outubro de 2024

GFA de Alter do Chão perde um dos seus maiores apoiantes: morreu Fernando Gonçalves

Miguel Alvarenga - Nunca foi forcado do Grupo de Alter do Chão, nem de outro. Mas era um acompanhante desde sempre e sofria - como poucos - pelos seus rapazes, que apoiava com entusiasmo.

Conheci Fernando Gonçalves na Pastelaria "Londres" do Campo Pequeno, onde era presença assídua no café da manhã, muitas vezes com o seu amigo (e meu) João Carlos Morais

Alentejano, aficionado, homem educadíssimo e de fino trato. Um bom contador de histórias - e de recordações.

Ainda há pouco tempo estivemos um bom pedaço à conversa. Trabalhou uns anos na Avenida da República, contou-me, e lembrava-se bem da figura de meu Pai, que ali morou a vida toda. 

Soube agora, assim de repente, pelo que escreveu o Nuno Basso (antigo forcado do Grupo de Alter) no Facebook, que o Fernando morreu ontem, de doença prolongada contra a qual lutava com toda a dignidade e com todas as forças há já alguns anos. Morreu num hospital, em Lisboa - onde vivia.

O Fernando (que muitos conheciam por Fernando "Pastor") tinha 75 anos, era casado, pai de dois filhos - a quem apresento as minhas sentidas condolências, bem como a toda a Família enlutada.

Na sua página da rede social Facebook, o GFA de Alter do Chão expressou já a sua tristeza pela morte do amigo de sempre e endereçou as suas condolências à Família.

O velório será na Igreja da Graça, em Lisboa, na quinta-feira, das 10h30 às 17h00, seguindo depois o funeral para o Cemitério do Alto de São João.

Que em paz descanse.

Fotos António Paulo/Pintar com Luz Lda


Gala da Tauromaquia: inscreva-se até à próxima 6ª feira, se não vai pagar mais caro...

OneToro pode "ter ido à vida": outras televisões interessadas em transmitir Santo Isidro

"Estamos trabalhando em outras opções e há mais televisões interessadas em Santo Isidro. Estou convencido a 90% que a Feira de Santo Isidro vai ser televisionada" - afirmou Rafael García Garrido, empresário da Monumental de Madrid, no passado domingo, no primeiro programa "El Séptimo Toro" da Rádio Intereconomia, conduzido pelo jornalista Gonzalo Bienvenida (foto) juntamente com Carmelo López.

García Garrido disse que ainda não se sentou com os directores do canal OneToro TV porque primeiro "temos que resolver o problema do incumprimento do contrato pela sua parte".

Recorde-se que o novo canal, surgido com pompa e circunstância, mas que acabou por apresentar resultados altamente negativos, deixou os assinantes (muitos deles portugueses) "pendurados" com a não transmissão (que estava prometida) das feiras de Outono em Madrid e de San Miguel em Sevilha.

Foto "Aplausos"

Ontem, 2ª feira: 8.974 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 2 289 
Visualizações 
de página de ontem
8 974
Visualizações de páginas 
no último mês
425 827
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

46 668 633


Diogo Peseiro em tenta na ganadaria de Manuel Veiga a escassos dias da apresentação como matador de toiros no Cartaxo

O ganadeiro Manuel Veiga convidou o novo matador Diogo Peseiro a tentar na Herdade das Talasnas, a dias da sua apresentação em Portugal como matador de toiros, que será no próximo dia 1 de Novembro, na praça de Cartaxo, num cartel de grande interesse para os aficionados - em que estará acompanhado pelos cavaleiros de dinastia Joaquim Brito Paes e Tristão Telles Queiroz e pelos forcados Amadores do Cartaxo.

Foi uma excelente manhã de "solera", com lides exigentes em que Peseiro deixou um excelente ambiente com vacas de nota alta.


Na próxima sexta-feira, data tradicional do CartaxoDiogo Peseiro toureia dois toiros de Manuel Veiga com excelente apresentação e trapio.


Foto D.R.




segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita agradece a todos quantos tornaram possível o sucesso do seu festival no último sábado

"A Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita vem, por meio deste comunicado, expressar a sua profunda gratidão a todos os que contribuíram para o êxito do Festival Taurino realizado no dia 26 de Outubro de 2024.

"Em primeiro lugar, queremos agradecer aos toureiros que tiveram uma entrega desmedida, e pela Afición que foi a alma deste evento. A actuação do grupo de sevilhanas “Soledad” com a Banda Musical do Rosário também foi um momento especial que enriqueceu ainda mais o ambiente.


"No entanto, sabemos que um festival como este não seria possível sem o apoio generoso de muitos. Queremos expressar um sincero agradecimento a todos os patrocinadores, cuja contribuição foi essencial para a realização desta festa. A vossa confiança e parceria são fundamentais.


"Reconhecemos também todos aqueles que, de forma incansável, colaboraram nos bastidores. Desde a logística até ao acolhimento do público, todos os profissionais e voluntários que disponibilizaram o seu tempo, energia e dedicação são uma peça-chave no sucesso deste festival. O vosso trabalho árduo e empenho fazem a diferença.


"Por último, mas não menos importante, um grande obrigado ao nosso público, que continua a encher as bancadas e a apoiar com entusiasmo e respeito. É para vocês que trabalhamos e é por vocês que continuamos a lutar pela preservação dos valores da Tauromaquia.


"A todos, o nosso profundo agradecimento!"


Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita


Foto Tomás Carvalho/Facebook


Ontem, domingo: 10.835 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 2 797 
Visualizações 
de página de ontem
10 835
Visualizações de páginas 
no último mês
425 827
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

46 660 167


domingo, 27 de outubro de 2024

FarpasBooks: Novembro e Dezembro - Oferta de Natal "Farpas" - 10% desconto + portes grátis

Não perca esta grande oportunidade: tem agora a possibilidade de comprar aqui qualquer um dos magníficos livros de fotografia taurina da autoria do consagrado fotojornalista Francisco Romeiras, com quem lançámos esta parceria, criando este novo serviço FarpasBooks destinado aos leitores aficionados.

Nos meses de Novembro e Dezembro, aproveite a Oferta de Natal "Farpas" - compre qualquer um dos livros com 10% de desconto sobre o preço de capa - e o envio via CTT em correio registado é gratuito - não paga os portes.

Qualquer dos livros disponíveis é fantástico - e faz falta na biblioteca de um aficionado que se preze.

Pode encomendar os livros que escolher aqui: farpasbooks@outlook.com

Envio via CTT em correio registado.

MBWAY TLM 917561213


Consagração na Ilha Terceira: Moura Jr. ganha os prémios máximos das Sanjoaninas e é anunciada a encerrona de 2025

João Moura Jr. foi ontem à noite galardoado na Ilha Terceira com dois prémios pelo seu triunfo absoluto numa das feiras mais importantes e prestigiadas de Portugal e do mundo, a das Sanjoaninas, que em Junho decorreu na Monumental de Angra do Heroísmo.

O cavaleiro de Monforte, máxima figura e líder do pelotão do toureio equestre nacional, foi galardoado com o prémio da melhor lide e com o prémio de triunfador da Feira de S. João/2024.


Os prémios foram entregues, respectivamente, pelo Dr. Lino Pires, presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (em cuja sede teve lugar a cerimónia de ontem), e pelo presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Engº José Gabriel do Álamo Meneses.


Após tamanha distinção e conforme o "Farpas" revelou esta semana, João Moura Jr. aceitou, de maneira totalmente inédita e histórica a nível insular, encerrar-se com seis toiros num concurso de ganadarias local.


Será em 2025 numa das corridas da Feira das Sanjoaninas no dia 22 de Junho - um espectáculo que contará com vários atractivos e no qual Moura Júnior lidará dois toiros da ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes, dois de Rego Botelho e dois de João Gaspar.


Fotos D.R.

Prémio "Melhor Lide" entregue por Lino Pires,
presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Engº Álamo Meneses, presidente da Câmara de
Angra, entregou o Prémio "Triunfador da Feira"
João Moura Jr. duplamente premiado pelo seu grande
triunfo nas Sanjoaninas/2024


Ontem, sábado: 14.396 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 5 175 
Visualizações 
de página de ontem
14 396
Visualizações de páginas 
no último mês
425 827
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

46 651 710


sábado, 26 de outubro de 2024

Já se inscreveu na Gala da Tauromaquia ou está à espera que esgote e depois não tenha lugar?...

 

Praça do Campo Pequeno já "vestida de Natal"

A emblemática praça de toiros do Campo Pequeno já está devidamente decorada, como todos os anos acontece, com as iluminações que anunciam a proximidade do Natal.

E já está também anunciado, em 12ª edição, o tradicional Mercado de Natal - que aí vai decorrer em dois fins-de-semana: de 28 de Novembro a 1 de Dezembro; e de 5 a 8 de Dezembro, entre as 11h00 e as 21h00.

Fotos M. Alvarenga


Adeus e Obrigado, Nuno Oliveira!

As fotos que aqui reproduzimos, com a devida vénia, são da aficionada Nélia Ramos e foram publicadas há momentos na rede social Facebook - retratam a (inesperada, para muitos) despedida das arenas do consagrado bandarilheiro Nuno Oliveira, esta tarde em Évora - ele que foi, apenas e só, um dos melhores da sua geração.

Deixa saudades - mas deixa também muitos exemplos. De como se deve estar dentro e fora de uma arena, respeitando sempre e engrandecendo a arte tauromáquica.

Adeus e Obrigado, Nuno!

Fotos Nélia Ramos

Interessante colóquio em Vila Franca no próximo dia 9 de Novembro

As tertúlias "O Aficionado" e "O Chocalho" vão realizar no próximo dia 9 de Novembro, sábado, pelas 16h00, no antigo restaurante "O Redondel" (na praça de toiros de Vila Franca) um interessante colóquio sobre "A pegada ecológica na criação do toiro de lide - contributo para a sustentabilidade".

Serão oradores o Dr. Joaquim Grave, a Drª Cláudia Marques dos Santos, o Dr. Nuno Matos e o Engº Miguel Bugalho.

Rui Bento cada vez mais apontado como futuro gestor da "Palha Blanco"

Uma vez que o contrato com a empresa Tauroleve expira no fim deste mês (quinta-feira), só a partir da próxima sexta-feira 1 de Novembro a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira se pronunciará sobre as suas intenções quanto à futura adjudicação da praça de toiros "Palha Blanco", uma vez que o empresário Ricardo Levesinho já informou a Mesa da sua decisão de não pretender beneficiar do direito de opção que o poderia manter ainda mais a próxima temporada na gestão da centenária praça.

A Santa Casa pode optar pela promoção de um concurso ou pode assumir directamente a exploração da sua praça formando uma parceria com um empresário - que se diz poder ser Rui Bento, à semelhança do que sucede em Almeirim, onde a praça de toiros é directamente gerida pela Santa Casa em dueto (parceria) com o antigo matador de toiros.

As provas dadas em catorze anos como gestor do Campo Pequeno e os muitos sucessos que tem vindo a alcançar nos últimos anos na gestão das praças de Almeirim e Nazaré, são, à partida, uma importante mais valia para o futuro da emblemática "Palha Blanco", uma das principais praças nacionais onde o toureio a pé tem destacada relevância e justificada importância. E Rui Bento, nesse meio (o do toureio a pé e o de Espanha), está como peixe na água!

Fotos M. Alvarenga

Cancelado o festival de amanhã em Arruda dos Vinhos

A empresa Toiros com Arte anunciou esta tarde o cancelamento do festival taurino que promovia amanhã na praça de Arruda dos Vinhos.

"É com tristeza que, em concordância com todas as entidades, nos vemos obrigados a cancelar o Festival Taurino Misto de Beneficência que se realizava amanhã, dia 27 de Outubro, em Arruda dos Vinhos" - informou a empresa através de um comunicado a que juntou algumas fotos (em cima) do estado em que se encontra o piso da arena. 

"As grandes chuvas que se fizeram sentir durante o dia de hoje impossibilitam a realização deste festival. O estado do piso - como se pode observar pelas imagens anexas - não apresenta condições de segurança para que se possa desenrolar este espectáculo e não é de todo possível recuperá-lo a tempo do festival de amanhã como indicado pelo responsável da praça" - acrescenta o comunicado.

"Pedimos a compreensão de todos e lamentamos este desfecho. Foram feitos todos os esforços, juntamente com a autarquia, para que o festival fosse por diante mas infelizmente não é de todo possível" - afirma a empresa, a terminar o seu comunicado, informando ainda que "quem adquiriu bilhetes poderá pedir a devolução no mesmo sítio onde os adquiriu - Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos e Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos".

Fotos D.R.