sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Pombeiro & Charraz - a nova parceria

Os deuses devem estar loucos! Se fosse uma novidadezinha de meia tigela, ainda se podia tentar aceitar, mas, caramba, trata-se de mexidas na gestão da primeira praça de toiros do país - e estão todos caladinhos? Que é feito da imprensa taurina nacional? Não existe mesmo? Só escrevem quando os donos mandam, de resto ficam todos caladinhos, à espera de ordens para avançar depois de terem sido ordenados a ficar em silêncio? Que raio de jornalistas (ou a fingir que o são) que não sabem o que é jornalismo... Vergonha!

Shutterstock/Montagem sobre reprodução/super.abril.com.br

Já todos sabem da novidade desde os últimos dias do ano passado, mas está todo o mundo a enfiar a cabeça na areia, como a avestruz, com falta de coragem para falar a verdade - mas se os outros calam, contamos nós! Vamos a isso!

José Maria Charraz (foto de cima) é o nome de que se fala no meio taurino, ainda que em surdina, desde há alguns dias. Mas estão todos a esconder o que se passa. Medo de quê e de quem?…

Antigo cabo dos Forcados Amadores de Beja, representante da ganadaria Ascensão Vaz (é casado com a única filha do saudoso ganadeiro) e empresário tauromáquico de sucesso em praças alentejanas como as de Beja, Moura, Garvão e Cuba, José Maria Charraz é, apesar de não ter havido ainda um anúncio ou uma confirmação oficial dessa união, o novo parceiro do empresário Luis Miguel Pombeiro, da Ovação e Palmas, gestor taurino da praça do Campo Pequeno e de outras, entre as quais as de Azambuja, Alcácer do Sal e Idanha-a-Nova.


Na última Gala da Tauromaquia, realizada em Dezembro, a empresa de Charraz foi uma das cinco nomeadas para o prémio de Melhor Empresa, juntamente com a Associação "Sector 9" (vencedora), a Doses de Bravura (Rui Bento), a Ovação e Palmas (Pombeiro) e a Toiros com Arte (Samuel Silva e Jorge Dias).



Pombeiro
 (foto de cima) disse há dias que só depois de 15 de Janeiro anunciaria as "grandes novidades" para 2025 - mas a realidade é que já todo o mundo conhece, pelo menos, a principal das novidades - a nova união do empresário a José Maria Charraz

Pode até ainda não estar oficializada no papel, mas é verdadeira, existe, é a nova parceria. E ninguém diz nada?… Era segredo? Era para não se saber? Porque é que na tauromaquia lusa se faz tudo às escondidas, tudo ao contrário da clareza com que as coisas acontecem em Espanha?...


Charraz é empresário taurino há já alguns anos, mais concretamente desde que deixou se comandar o GFA de Beja, sendo referenciado como "muito sério e dinâmico". Tem montado excelentes cartéis nas praças de que está ao leme e, segundo vários testemunhos recolhidos, "a sua palavra é uma escritura, o que combina, cumpre".

A nova parceria já é, há pelo menos uma semana, do conhecimento da esmagadora maioria dos protagonistas e intervenientes no espectáculo tauromáquico (alguns já a confirmaram mesmo junto de Pombeiro e de Charraz, que não desmentiram o "casamento") e também de alguns orgãos de comunicação social - que embora tendo disso conhecimento, ainda nada divulgaram.

O site "Touro e Ouro", por exemplo, publicou ontem um desmentido de José Maria Charraz de uma notícia que tinha dado, referente a um possível apoderamento do cavaleiro Filipe Gonçalves ("Enquanto for empresário, não apoderarei toureiro nenhum", esclarece Charraz) e revela que o ex-cabo dos Amadores de Beja "irá este ano assumir uma posição de grande relevância na tauromaquia portuguesa", referindo-se, sem o especificar, à sua entrada na gestão da primeira praça do país.

Pombeiro manteve no último ano uma parceria com a empresa Toiros com Arte, de Jorge Dias e Samuel Silva, não se sabendo ainda se a manterá em simultâneo com a nova união a José Maria Charraz ou se a vai dar por terminada e cada qual segue o seu caminho. 


Pode dar-se o caso de ter continuidade a parceria com Samuel Silva e Jorge Dias, sendo agora reforçada com a entrada de Charraz (seria neste caso um triunvirato empresarial cuja actividade se poderia estender a todas as praças até aqui geridas por cada uma das empresas, formando um super-grupo); como pode acontecer Pombeiro separar-se da Toiros com Arte e ficar só com José Maria Charraz.

Na foto de cima, Samuel e Pombeiro no ano passado no Salão Nobre do Campo Pequeno na apresentação dos quatro cartéis da temporada lisboeta. Uma imagem que se pode repetir em 2025 ou que pode ter alterações e entrar Charraz na foto em vez de Samuel...

A parceria da Ovação e Palmas com a Toiros com Arte não abrangia todas as praças geridas por cada uma das empresas. Na Figueira da Foz, a partir de agora gerida por Rui Bento (empresa Doses de Bravura), Pombeiro tinha uma parceria com a Tertúlia Óbvia de José Luis Zambujeira e João Anão.

Samuel Silva (Toiros com Arte) entrou no novo ano em família no sul de Espanha, ainda sem saber que Pombeiro já estava em adiantadíssimas conversações com Charraz… 

Luis Miguel Pombeiro manteve nas últimas semanas do ano várias conversações com alguns empresários - nacionais e espanhóis, segundo apurámos - mas a escolha recaiu em Charraz.


No corredor, ficaram uma série de pretendentes que se propunham unir os seus destinos aos do empresário da primeira praça de toiros do país. Pombeiro continua a ser o empresário responsável pela organização de touradas no Campo Pequeno - e tem o direito de formar parcerias com quem bem entender, sem dar satisfações a ninguém. A não ser ao público, que é quem paga o bilhete. Mas desta vez está ainda em silêncio. Só falará depois de dia 15.

Pombeiro projecta, ao que sei, mais uma grande temporada para o Campo Pequeno, agora apoiado por José Maria Charraz. Já fez saber que, tal como nos dois últimos anos, serão apenas quatro corridas, mas está a programar "quatro grandes acontecimentos". E, tal como nos anos anteriores, não descarta - e até alimenta a ideia - de poder vir a celebrar uma quinta corrida. Depois se verá…

A corrida de abertura, em 11 de Julho, deverá ter um cartel de três cavaleiros (talvez Moura Júnior, talvez Guillermo Hermoso, talvez Tristão Telles Queiroz a confirmar a alternativa), seguindo-se duas em Agosto (a 7, a de alternativa de Duarte Fernandes, com Rui Fernandes e o regresso de Ventura; e outra a 22); e a última, de gala à antiga portuguesa, a 5 de Setembro, com seis cavaleiros e a comemoração dos 45 anos de alternativa de Paulo Caetano). 

Não está ainda certo que uma das corridas seja mista, como se chegou a falar. No caso de Pombeiro (e Charraz) se decidir pelo regresso do toureio a pé à arena de Lisboa, de que esteve ausente na última temporada, o cartel poderia incluir o matador "Juanito" e o espanhol Cayetano Rivera Ordoñez, que se despediria do público português.

Pombeiro já esteve mesmo (num jantar, num dos últimos dias do ano) com “Juanito” e seu pai, Hugo Silva, e com o apoderado António Nunes - mas não se comprometeu ainda. Mista ou não mista em Lisboa - continua a ser a questão. Nunes aguarda. E “Juanito” também. Pombeiro está tranquilo, sem pressas.

Agastado com os acontecimentos de fim de temporada e ainda a debater-se com problemas de ordem financeira, o empresário Ricardo Levesinho cedeu aos Forcados do Aposento da Moita a data de Maio na praça “Daniel do Nascimento”. Será a comemoração dos 50 anos da fundação do grupo e a mudança de cabo. Levesinho respirou fundo e viu-se livre de mais um problema…

Em Évora, onde se sabe já, depois de o “Farpas” o ter divulgado às primeiras horas do novo ano, que Moura Júnior e João Telles actuarão mano-a-mano em Maio no tradicional Concurso de Ganadarias, deverá haver esta temporada uma corrida de homenagem à memória de António Paes de Sousa, falecido no último ano e que foi durante muitos anos empresário da praça em sociedade com o saudoso Quintano Paulo.


O matador de toiros espanhol Ismael Martín (foto) será este ano o espada que vai actuar na Monumental de Angra do Heroísmo em Julho (dia 18) na corrida dos Forcados do Ramo Grande. Reparte cartel com os cavaleiros João Moura Caetano e João Salgueiro da Costa.


No que respeita à Dança dos Apoderados, o baile está quase a chegar ao fim, mas ainda faltam alguns acordes. Ainda não se sabe quem é o novo apoderado de João Ribeiro Telles (foto de cima). Diz-se que estava quase tudo encaminhado para ser o empresário Samuel Silva, até pela sua ligação/parceria com Pombeiro no Campo Pequeno, onde Telles não toureou na temporada passada.

A entrada em cena de Charraz e a possível saída de Samuel da equipa de Pombeiro veio agora trocar as voltas a João Telles. Volta a falar-se da hipótese Paim (Manuel), a ver vamos...

Sem apoderado continua também Filipe Gonçalves. O site "Touro e Ouro" alvitrou ontem que seria José Maria Charraz, mas este apressou-se a desmentir, esclarecendo que não apoderará nenhum toureiro enquanto for empresário. Ao contrário da maior parte dos empresários/apoderados, Charraz não mistura alhos com bugalhos...

Já há contactos e está quase rematado o sempre esperado cartel do festival de 25 de Abril em Sobral de Monte Agraço - três cavaleiros e três espadas, incluindo uma figura de Espanha. O empresário José Luis Gomes não dorme em serviço.

Fotos M. Alvarenga e Plaza 1

Concurso de Reguengos ainda acaba em tribunal...

O concurso para adjudicação da praça de toiros de Reguengos de Monsaraz, que tem o nome do saudoso cavaleiro José Mestre Batista, pode ser anulado e acabar por se resolver na barra dos tribunais por, segundo noticia o site "Touro e Ouro", haver suspeitas de que a Santa Casa da Misericórdia não terá cumprido com o próprio caderno de encargos e com o procedimento concursal que elaborou.

Houve cinco concorrentes e a escolha recaiu sobre a Associação "Reguengos Aficion", composta por antigos forcados do Grupo de Monsaraz, formada no dia 13 do mês passado e sediada em Évora. O prazo para a entrega de propostas era o dia 16 de Dezembro, mas a Santa Casa prorrogou-o por mais dois dias, até 18, ao que agora se diz, para a nova associação ter tempo de se formar e concorrer...

Por outro lado e segundo ainda o site "Touro e Ouro", uma jurista da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos será casada com um dos antigos forcados que compõem a Associação, havendo suspeitas de "estar a 'ajeitar' o concurso à medida".

Para além de irem votar contra a entrada da Associação "Reguengos Aficion" na APET (Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos) na Assembleia-Geral que terá lugar no próximo dia 16 no Hotel Lezíria Parque, em Vila Franca, as quatro empresas taurinas que foram candidatas ao concurso podem avançar para a barra dos tribunais com o objectivo de aferir a legalidade de todo este processo. 

As empresas concorrentes foram a de José Maria Charraz, a Toiros e Tradições de Nuno Leão, a Toiros e Tauromaquia de Margarida e António José Cardoso, e a Tertúlia Óbvia de José Luis Zambujeira e João Anão.

Teme-se agora que toda esta trapalhada possa vir a atrasar ou mesmo a inviabilizar a realização de corridas de toiros nesta temporada em Reguengos.

Foto M. Alvarenga

Primeiro festejo taurino do ano em Espanha amanhã às portas de Madrid

A localidade madrilena de Villavieja del Lozoya acolhe amanhã, sábado 4 de Janeiro, o primeiro festejo taurino do novo ano.

A empresa Espectáculos Marisma e o Ayuntamiento deste município organizam um tentadero público natalício em que se lidarão reses de Cerrolongo e actuarão as jovens promessas do toureio a pé Samuel Montero, Manuel Vega, Óscar Campos e Daniel García.

Vasco Veiga é o cavaleiro amador mais solicitado

Vasco Veiga, filho do ilustre ganadeiro Manuel Veiga, que começou por tourear (e bem!) a pé e no ano passado se afirmou como uma verdadeira e interessante promessa do toureio a cavalo, é neste momento o amador mais solicitado (e, ao que consta, mais bem pago!) pelas empresas nos primeiros festejos da temporada.

Apoderado por ser irmão Carlos (conhecido por Carloto), Vasco inicia a sua campanha actuando a 1 de Fevereiro no festival de Mourão, ao lado de Tristão Telles Queiroz e dos espadas Jiménez Fortes, Ginés Marín, Javier Zulueta e Tomás Bastos e dos forcados do Aposento da Moita e de Cascais, com novilhos de Murteira Grave.

Vasco Veiga pode também integrar o cartel do tradicional festival taurino de 25 de Abril em Sobral de Monte Agraço. Mas não se fica por aqui... pode haver mais novidades.

Foto M. Alvarenga

Paulo Caetano em duas corridas para celebrar 45 anos de alternativa

Paulo Caetano deverá tourear em duas corridas este ano para comemorar o 45º aniversário da sua alternativa. 

O Maestro actuará em Junho na já tradicional primeira corrida da temporada na praça de Paio Pires (Seixal) num cartel de seis cavaleiros e estará depois em Setembro no Campo Pequeno na corrida de gala à antiga portuguesa que encerra a temporada da capital.

Pelo meio, haverá alguns eventos para assinalar a efeméride.

Foto D.R.

Se os outros calam, contamos nós!

Se os outros calam, contamos nós! Mais logo, depois das 20h00, Miguel Alvarenga vem aqui detonar a bomba...

"Coisas que eu sei..." - a rubrica mais esperada. Para começarmos bem o ano.

Ninguém pode perder!


Reservas para o festival de Mourão poderão ser feitas a partir da próxima 2ª feira

Na próxima segunda-feira, 6 de Janeiro, os aficionados poderão começar a fazer as suas reservas para o primeiro festejo da temporada - o festival de Mourão no dia 1 de Fevereiro - através do email e do número de telefone que em breve serão disponibilizados.

O cartel do festival foi divulgado nas redes sociais às primeiras horas do novo ano, como sempre acontece, pelo ganadeiro Joaquim Grave, seu organizador.

Ressalve-se que o elenco é este, mas o cartaz não é ainda o oficial, trata-se apenas de um aviso - que dentro de dias será dado a conhecer.

"Novo Burladero" de Janeiro chega na próxima semana às bancas

Vicissitudes próprias do final do ano, levaram a que a produção da primeira edição da revista "Novo Burladero" de 2025 sofresse algum atraso na sua concretização.

"Só teremos revista a meio da próxima semana. Mas verão que valerá a pena esperar" - lê-se nas redes sociais da publicação dirigida há 46 anos por João Queiroz.
Na edição nº 422, de Janeiro, faz-se a retrospectiva da passada temporada, e não só, havendo também a destacar uma entrevista ao ganadeiro Joaquim Grave sobre o indulto do toiro "Almirante", no ano passado em Azpeitia, pelo matador venezuelano Jesús Enrique Colombo.

Novo triunfo do Aposento da Moita no México

Mais um grande triunfo dos Forcados Amadores do Aposento da Moita ontem no México, em Peto (Yucatán) na segunda corrida desta digressão com que iniciaram a temporada do seu 50º aniversário.

Foram caras Tiago Valério (à primeira tentativa), Tiago NobreAntónio Lopes Cardoso e Rodrigo Ribeiro (os três ao segundo intento).

A praça "Rosa Yolanda" esgotou a lotação e lidaram-se quatro toiros de Golondrinas, correctos de apresentação e que cumpriram na generalidade. Actuaram mano-a-mano os cavaleiros mexicanos Jorge Hernández Gárate que escutou palmas no seu primeiro toiro e cortou as duas orelhas ao segundo; e Fauro Aloi (na foto), que foi ovacionado num toiro e cortou as duas orelhas e o rabo ao outro.

Os Amadores do Aposento da Moita terminam hoje, dia 3, a sua digressão ao México actuando em Tizimín (Yucatán), onde toureiam mano-a-mano Guillermo Hermoso de Mendoza e Fauro Aloi, com toiros de Rancho Seco - cartaz em baixo.

Foto D.R./cortesia Marysol Fragoso Sosa

Elaborados 13 autos por irregularidades: denúncias formuladas à IGAC motivaram acções dos seus agentes nas praças em 2024

Os dois habituais inspectores da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (na foto) exerceram fiscalização no último ano em 17 festejos tauromáquicos, acções de que resultaram 13 autos de notícia por "irregularidades no cumprimento do Regulamento do Espectáculo Tauromáquico (RET); do regime de funcionamento dos espectáculos de natureza artística e do regime jurídico do Livro de Reclamações".

A IGAC regista ainda que para lá destas fiscalizações desenvolvidas pela dupla de inspectores nas praças de toiros, houve também acções de prevenção junto dos promotores "não só relativamente à observação do cumprimento do RET, como também no âmbito dos espectáculos não enquadráveis na tipologia consagrada no RET ou era desrespeito pelas regras de realização de espectáculos tauromáquicos".

A Inspecção-Geral divulga ainda que algumas das acções resultaram de "denúncias formuladas", tendo sido "efectuadas diligências junto das autoridades competentes para uma eventual intervenção".

Foto M. Alvarenga

México: Roca Rey em corrida benéfica em Morélia para apoiar crianças com cancro

Andrés Roca Rey actuará gratuitamente na praça mexicana de Morélia, em Michoacán, no próximo dia 1 de Fevereiro, a favor da Fundação Los Ángeles Taurinos A.C. e da Associação Mexicana de Ajuda a Crianças com Cancro. O matador peruano alternará com os mexicanos Isaac Fonseca e Paola San Román, com toiros de Pablo Moreno.

O cartel foi ontem oficialmente anunciado pela presidente da Fundação Los Ángeles Taurinos, a senhora Tomasina (na foto de cima, com Roca Rey).

Cabe destacar que o trio tem toureado desde a infância em festejos de beneficência e Roca Rey e Paola San Román alternaram juntos nos festivais organizados pela Fundação nos anos de 2006 e 2007 (ambos na foto de baixo, ainda bezerristas nesse tempo).

Fotos D.R./cortesia Marysol Fragoso Sosa


Paco Velásquez no Domingo de Páscoa em São Manços

O cavaleiro Paco Velásquez deverá iniciar a sua campanha na tradicional corrida de Domingo de Páscoa, 20 de Abril, em São Manços - onde, segundo o site "Touro e Ouro", vai repartir cartel com Luis Rouxinol e Francisco Palha frente a seis toiros de distintas ganadarias em concurso.

As pegas estarão a cargo dos Amadores de São Manços e de outro grupo ainda não designado pelo empresário Nuno Leão.

Foto Miguel Calçada

Borja Jiménez no jantar do "Sector 1" hoje em Lisboa

O matador sevilhano Borja Jiménez vai estar nesta sexta-feira em Lisboa para participar num jantar-conferência promovido pelo Grupo Tauromáquico "Sector 1" no Hotel Roma, também com a participação do crítico taurino João Queiroz e do ganadeiro Joaquim Grave.

Pelos êxitos alcançados em 2024 nas suas presenças nas praças de Mourão, Angra do Heroísmo e Nazaré (foto), Borja Jiménez receberá esta noite o galardão que lhe outorgou o "Sector 1" como matador triunfador da última temporada portuguesa.

Foto M. Alvarenga

Ontem, 5ª feira: 11.404 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 176
Visualizações 
de página de ontem
11 404
Visualizações de páginas 
no último mês
379 621
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

47 412 496


quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Ventura: "Para mim é um sonho voltar a Lisboa!"

Embora não dando ainda a contratação como consumada (é sempre bom manter algum suspense, mas, ao que sabemos, já estará tudo confirmado), Diego Ventura anuncia hoje em declarações ao site "Mundotoro" que está sobre a mesa a possibilidade de voltar a Lisboa para actuar na corrida de alternativa de Duarte Fernandes, numa noite em que Rui Fernandes será o cabeça de cartaz e o padrinho do doutoramento do sobrinho - um evento que esteve a um passo de se realizar em Santarém, mas que acabou por ficar acertado para o Campo Pequeno.

Ao que o "Farpas" sabe, será a segunda corrida da temporada lisboeta, a 7 de Agosto.

"Ilusiona-me muito voltar a Lisboa, uma terra em que eu nasci e onde me estão esperando com tanto carinho. É a Catedral do Toureio a Cavalo e as grandes figuras devem estar ali. Levo vários anos sem ir por distintas causas" - afirma Ventura.

"Agora propuseram-me voltar para a alternativa de Duarte Fernandes, junto com Rui Fernandes. Orgulha-me muito, oxalá que este ano possa voltar e a empresa faça o esforço porque, para mim, é um sonho voltar a Lisboa" - acrescenta.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo

11 de Janeiro: Dia de Campo da Associação "Sector 9"

No próximo dia 11 realiza-se na Quinta do Castilho, em Vale Figueira (Ganadaria Infante da Câmara) o Dia de Campo da Associação "Sector 9", com demonstrações de toureio a cavalo e a pé e de pegas, um almoço e a entrega de prémios aos triunfadores da última temporada na Monumental de Santarém.

Ficam a coordenadas para chegar ao local:

GPS: 39°18'51.1"N 8°37'07.4"W

Localização Tentadero: https://maps.app.goo.gl/eDGYhb2BMkKAwhRH9

Ana Batista celebra 25 anos de alternativa

Segunda Mulher a tomar a alternativa de cavaleira tauromáquica, Ana Batista comemora este ano o 25º aniversário do seu doutoramento em Coruche - que ocorreu a 8 de Julho de 2000 na Corrida TV, uma organização do saudoso empresário Manuel Gonçalves, onde foi apadrinhada por Joaquim Bastinhas, com Conchita Cintrón como madrinha de honra (foto de baixo), tendo testemunhado o acto os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol e José Manuel Duarte.

Ana Batista toureou nessa noite um toiro de 510 quilos da ganadaria de Manuel Assunção Coimbra.

A efeméride vai ser comemorada esta temporada com uma corrida especial em Salvaterra de Magos.

Fotos M. Alvarenga e Luis Azevedo/Estúdio Z


Clube Taurino da Moita volta a realizar evento solidário na Praia do Rosário

O Clube Taurino da Moita anuncia que vai voltar a realizar o evento solidário na Praia do Rosário, à semelhança do que fez em 2024 (fotos), sendo o dia 12 de Abril a data da próxima edição.

"Este evento, que se tornou um marco importante no nosso município, reforça o espírito de solidariedade e união entre todos os intervenientes e sócios" - realça o Clube Taurino da Moita, anunciando que oportunamente será divulgado o cartaz completo, bem como os nomes dos intervenientes que darão vida a este dia especial na Praia do Rosário.

Fotos D.R.

Aposento da Moita inicia com triunfo no México a temporada dos 50 anos

Triunfal actuação do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita ontem, no primeiro dia do novo ano (em que comemoram o seu 50º aniversário), na praça mexicana de Mérida (Yucatán) - com quatro extraordinárias pegas executadas por Luis Canto Moniz (que em Maio sucede a Leonardo Mathias no comando do grupo), André Silva, Rafael Silva e António Lopes Cardoso.

Lidaram-se seis toiros da ganadaria Zacatepec e actuaram os cavaleiros Jorge Hernández Gárate (palmas e ovação), Guillermo Hermoso de Mendoza (orelha e volta com petição de orelha) e Fauro Aloi (palmas e ovação).

Os Forcados do Aposento da Moita prosseguem esta digressão de início de temporada ao México actuando hoje, dia 2, em Peto e amanhã, dia 3, em Tizimín (cartazes em baixo).

Fotos Rincón Taurino "El Burladero de Sin Sin"


Ilha Terceira: eleitos os novos corpos sociais da União Tauromáquica do Ramo Grande

Foram eleitos em final do ano em Assembleia-Geral da União Tauromáquica do Ramo Grande os novos corpos sociais desta associação da Ilha Terceira, sendo Nuno Gabriel Diniz Pires (irmão de Manuel Pires, ex-cabo dos Forcados Amadores do Ramo Grande) o novo presidente das Direcção. Paulo Pires é o vice-presidente.

Susana Semião e Cátia Barcelos são, respectivamente, presidente e vice-presidente da Assembleia-Geral, enquanto que Roberto Pereira é o presidente do Conselho Fiscal, sendo vice-presidente Leonardo Evangelho.

O grande objetivo desta associação é divulgar e promover a Tauromaquica nas suas mais variadas vertentes. Fundada em 2021 por antigos elementos do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, a UTRG tem vindo, desde então, a promover anualmente uma corrida de toiros incluída na Semana Cultural da Freguesia nos Biscoitos. A 18 de Julho de 2025, na Monumental da Ilha Terceira perspectiva -se um grande cartel que será apresentado brevemente.


Foto Paulo Pires



Celebra-se este ano o centenário da praça de toiros de Arruda dos Vinhos

O primeiro centenário da praça de toiros de Arruda dos Vinhos, denominada Praça "José Marques Simões", é uma das efemérides que se vão celebrar neste ano de 2025, realizando-se uma corrida especial para a comemorar.

Situada no topo do Jardim Municipal, esta foi a segunda praça de toiros que existiu em Arruda dos Vinhos, tendo sido inaugurada nas festas de Agosto de 1925. É actualmente gerida pela empresa Toiros com Arte de Jorge Dias e Samuel Silva.

Antes desta praça existiu outra onde em 16 de Agosto de 1914 morreu o forcado Laurentino Pereira, vitimado por uma farpa que se lhe espetou na carótida.

Fotos D.R.

GFA da Tertúlia Terceirense muda de cabo nas Sanjoaninas

O Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense anunciou no final do ano nas redes sociais que mudará de cabo nesta temporada - João Pedro Ávila passará o testemunho a Bernardo Belerique, que será o quinto cabo da formação açoreana.

A transição ocorrerá em Junho durante a Feira de São João na Monumental de Angra do Heroísmo.

Foto D.R.

Ontem, 4ª feira, primeiro dia do novo ano: 9.097 leram o "Farpas"

 

Visualizações
de páginas de hoje
 47
Visualizações 
de página de ontem
9 097
Visualizações de páginas 
no último mês
379 621
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

47 400 963