segunda-feira, 9 de junho de 2025

Forcados de Santarém lesionados no sábado estão a recuperar favoravelmente

Joaquim Grave tem um pneumotórax

Última Hora - Estão a recuperar muito favoravelmente os três forcados dos Amadores de Santarém que se lesionaram na corrida de sábado frente aos duros toiros da ganadaria Palha numa tarde em que se comemoravam os 110 anos da fundação do grupo.

Segundo as últimas informações que nos foram transmitidas esta noite por Francisco Graciosa, cabo do grupo, João Manoel, o valoroso primeiro-ajuda que ficou prostrado na arena, sofrendo algumas convulsões, quando integrava a formação da última pega da tarde, consumada à primeira por João Faro, esteve no hospital toda a noite em observação e teve alta ao final da manhã, já se encontrando em casa, não tendo sofrido, felizmente, nenhuma lesão grave.

José Fialho, que também saíu lesionado da arena, mas pelo seu pé, quando dava ajudas a Joaquim Grave na quinta pega da tarde, ao maior Palha da corrida (um toiro de Madrid com 590 quilos!), sofreu fractura exposta no braço esquerdo e está internado no Hospital de Évora, sua área de residência, onde vai ser operado na quarta-feira.

Joaquim Grave, filho do ex-cabo Carlos Grave, primo do também ex-cabo João Grave e sobrinho dos recordados forcados Joaquim Grave e Jana Grave, lesionado na pega, à terceira tentativa, do quinto toiro da corrida, sofreu uma lesão pulmonar e fez um pneumotórax, que obriga a descanso absoluto, não tendo, à partida, que passar pelo bloco operatório. Está internado no Hospital de Évora, por também residir nessa cidade, e ao início da noite fez novos exames, entre as quais uma tac, aguardando neste momento os resultados para muito provavelmente ter alta amanhã.

Fotos M. Alvarenga


José Fialho sofreu uma fractura exposta no braço
e vai ser operado esta quarta-feira em Évora


O valente primeiro-ajuda João Manoel, que sofreu convulsões
na arena e era o caso mais preocupante, não teve nada de grave,
graças a Deus, e já se encontra em sua casa, em Lisboa