quinta-feira, 31 de julho de 2025

O toiro de Canas Vigouroux para o Concurso Ibérico de Ganadarias amanhã em Paio Pires

Já aqui mostramos ao longo da semana os toiros que vão disputar amanhã em Paio Pires (Seixal) o Concurso Ibérico de Ganadarias - só faltava este, o imponente toiro da prestigiada ganadaria Canas Vigouroux.

A emblemática ganadaria de Canas Vigouroux é sinónimo de bravura e exigência. Os toiros desta casa destacam-se pela seriedade e poder, colocando à prova tanto cavaleiros como forcados. São animais que pedem lides de saber, inteligência e coragem — qualidades essenciais para qualquer interveniente na arena. 


Para os cavaleiros, impõem-se pelo seu temperamento e bravura obrigando a uma brega precisa; para os grupos de forcados, são um verdadeiro teste à coesão e valentia, pela imponência das suas investidas e pela forma como se empregam no momento da pega.


A inclusão deste ferro no Concurso Ibérico de Ganadarias que amanhã, sexta-feira (21h30) se realiza em Paio Pires, representa não só um reencontro com uma das ganadarias mais respeitadas em Portugal, como também um momento de celebração para os aficionados. Trata-se de uma oportunidade rara de ver em praça toiros que marcaram épocas e que continuam a representar o toiro bravo na sua essência.


Foto D.R.



Tomás Bastos disputa o 50º Troféu "Zapato de Oro" em Setembro em Arnedo

O novilheiro Tomás Bastos vai disputar em Setembro em Arnedo (Espanha) o 50º Troféu "Zapato de Oro" na tradicional feira de novilhadas que todos os anos se realiza - há meio século - naquela cidade.

O jovem toureiro vilafranquense actua na primeira novilhada do ciclo no sábado 27 de Setembro, repartindo cartel com os espanhóis Julio Méndez e Carlos Tirado.

Já no próximo domingo 3 de Agosto Tomás Bastos toureia em Abiul na segunda corrida da Feira Taurina do Bodo, repartindo cartel com o matador Diogo Peseiro e os cavaleiros Rui Fernandes e Duarte Fernandes (praticante) e os forcados Académicos de Coimbra, com toiros de Herds. Varela Crujo.

Foto M. Alvarenga

19 de Setembro: João Moura confirmado na Corrida das Vindimas em Almeirim

A empresa Doses de Bravura confirmou esta tarde nas redes sociais aquilo que o "Farpas" avançara esta manhã: o Maestro João Moura é o cabeça de cartaz da tradicional Corrida das Vindimas no dia 19 de Setembro (22h00) na Monumental de Almeirim, uma das suas praças talismã.

A empresa junta a este cartaz alguns dados biográficos de João Moura:

É uma lenda da tauromaquia mundial e o último revolucionário do toureio a cavalo. O Mestre João Moura é o primeiro nome confirmado para a Corrida das Vindimas, a 5ª Grande Corrida Borrego, Leonor & Irmão


Nascido em Monforte (1960), João Moura estreou-se aos 7 anos (1967) e fez história no toureio equestre mundial. Debutou no Campo Pequeno aos 10 anos (1970) e aos 17 anos (1977) deixou a praça de Madrid de boca aberta com o seu toureio inovador.


Históricas foram a corrida da sua alternativa (1978) dada por Mestre David Ribeiro Telles, tal como a sua encerrona de 7 toiros (1979) ambas em Santarém


Desenvolveu um estilo único que "aportou às regras clássicas do toureio a cavalo uma brega envolvente, que oferece ao toiro a garupa ou a espádua do cavalo, ladeia e galopa sem nunca lhe perder a cara, e templa ao máximo as investidas".


Feitos únicos: Saiu nove vezes pela Porta Grande de Las Ventas, recebeu do Rei Juan Carlos a distinção de melhor cavaleiro em 1998 e foi condecorado como Comendador da Ordem do Mérito (1991), pelo Presidente Mário Soares (foto em baixo).


Foto João Carlos de Alvarenga/Arquivo



8 de Agosto: Missão - Esgotar Alcochete!



Alcochete: 3 corridas imperdíveis na Feira do Toiro-Toiro

Amanhã, 6ª feira: todos os caminhos vão dar a Paio Pires!

Este fim-de-semana: Abiul é a Capital da Tauromaquia!

Escola da Moita emite comunicado e esclarece que filha de Chibanga autorizou no início que o seu aluno Eduardo usasse como nome artístico o apelido de seu pai

Finalmente e depois da polémica levantada nas redes sociais por Anete Chibanga, filha do saudoso matador de toiros Ricardo Chibanga (foto de cima), insurgindo-se contra o facto de um toureiro da Escola da Moita (foto de baixo) andar a anunciar-se, indevidamente e sem sua autorização, nos cartazes com o apelido de seu pai, a Direcção da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita emitiu este comunicado oficial, que nos acaba de chegar, esclarecendo a sua posição sobre o assunto.


"Face às notícias recentemente divulgadas que têm surgido nos últimos dias relativamente ao nosso aluno Eduardo Chibanga e à utilização do apodo/alcunha/nome artístico 'Chibanga', a Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita vem, por este meio, esclarecer o seguinte:

"O nome 'Chibanga' foi atribuído de forma popular, em ambiente tauromáquico, ao jovem Eduardo enquanto este se encontrava a dar os primeiros passos em Coruche. Quando chegou à nossa Escola, já era amplamente conhecido por esse nome, utilizado de forma natural e respeitosa, como acontece tradicionalmente no meio taurino com muitos jovens aspirantes.


"Importa referir que em momento algum houve, da parte da Escola ou do próprio Eduardo, qualquer intenção de apropriação indevida ou desrespeitosa para com a memória do maestro Ricardo Chibanga, figura maior da nossa história tauromáquica e alguém que respeitamos profundamente.


"Pelo contrário, antes da primeira apresentação pública do Eduardo, em Setembro do ano passado, o próprio Eduardo falou diretamente com Sra. Anete Chibanga, explicando a intenção de utilizar o nome 'Chibanga' como seu apodo artístico. Em simultâneo, através de uma pessoa de confiança ligada á família, foi também feito um contacto adicional. A Sra. Anete expressou não haver qualquer problema com a utilização do nome, mostrando-se agradada com a homenagem e a iniciativa. Foi com base nessa aceitação que Eduardo se apresentou publicamente como 'Chibanga', a 15 de Setembro de 2024, na tradicional novilhada da Feira da Moita.


"Depois da sua actuação, a própria Anete Chibanga teceu elogios públicos à actuação do jovem, demonstrando orgulho e satisfação com o caminho que este estava a trilhar.


"Deste modo, reforçamos que:

- O nome 'Chibanga' foi adoptado num contexto popular, e com base na aceitação da família;

- Nunca houve da nossa parte qualquer atitude incorreta ou ofensiva;

- A utilização de alcunhas ou nomes artísticos inspirados em grandes figuras é prática comum na tauromaquia, feita muitas vezes como homenagem e reconhecimento;

- A comunicação com a família existiu, foi clara, e baseada na boa fé e no respeito mútuo.


"Lamentamos que, numa fase posterior, e por motivos que nos ultrapassam, essa mesma aceitação tenha dado lugar a um discurso menos construtivo. Ainda assim, reafirmamos o nosso compromisso com a ética, o respeito pelas figuras da nossa tauromaquia, e sobretudo com a formação de jovens toureiros conscientes, humanos e respeitadores.


"Estamos de consciência tranquila quanto ao processo vivido, e continuaremos a trabalhar com humildade, verdade e paixão pela tauromaquia".


A Direção

Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita


Fotos D.R.


9 de Agosto: cartel luso-espanhol de Homenagem ao Emigrante na Figueira da Foz

Depois do sucesso (artístico e de público, com casa cheia) que foi a inauguração da Temporada Taurina 2025 da praça de toiros da Figueira da Foz, a empresa Doses de Bravura acaba de divulgar o cartaz e o cartel actualizados da corrida de toiros que se segue.

A corrida, que será de Homenagem ao Emigrante, será no próximo dia 9 de Agosto (sábado) pelas 22h00. Irão actuar os cavaleiros Luís Rouxinol e Francisco Palha e o rejoneador espanhol Andrés Romero; pegam os grupos de forcados amadores do Ribatejo, Coimbra e Monsaraz e os toiros são da ganadaria Eng. Luís Rocha.


Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos online no site www.toirosfigueiradafoz.com, através dos números telefónicos 925 731 570 / 967 837 768 (Posto de Turismo), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00; e no Posto de Turismo todos os dias até ao dia da corrida das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. As bilheteiras da praça de toiros abrem na véspera (sexta-feira) das 10h00 às 20h00 e no dia da corrida a partir das 09h00.


Não é para todos!

Só no mês de Agosto, que amanhã se inicia, o super-apoderado António Nunes (foto) concretizou 28 corridas (quase uma por dia...) para os dois toureiros que apodera, o cavaleiro João Moura Caetano e o rejoneador Andrés Romero.

É obra! E não é para todos!

Foto M. Alvarenga


Morreu o rejoneador Luis Correa

Morreu ontem em Badajoz o antigo rejoneador Luis Correa Coronado, com 77 anos de idade, vítima de doença que o manteve um mês e meio internado nos Cuidados Intensivos.

Luis Correa esteve no activo ao longo de várias temporadas repartindo cartel com vários rejoneadores como Álvaro Domecq, Javier Buendia, Fermín Bohórquez e Diego García de la Peña, entre outros, assim como com diversos cavaleiros portugueses.

Há mais de 35 anos que se dedicava, juntamente com seu filho, à criação de cavalos aztecas. Vivia na sua finca em Valverde de Mérida.

Os sites espanhóis referem que Luis Correa será sempre recordado pela sua elegância a cavalo e grande dedicação ao rejoneio.

Que em paz descanse.

Foto D.R.

Huelva: a corrida desta tarde



Huelva: Luis Cochicho em tertúlia na Fundación José Luis Pereda

Teve lugar esta manhã em Huelva na Fundación José Luis Pereda uma tertúlia em que participou o português Luis Filipe Cochicho (primeiro da esquerda), repórter do Canal Extremadura.

A tertúlia foi moderada pelo jornalista Javier García Baquero, com o novilheiro Carlos Tirado (de Ayamonte), que cortou duas orelhas na novilhada de ontem. Participaram ainda Pedro Yórquez, delegado do Meio Ambiente da Junta de Andaluzia e Luis Filipe Cochicho.

Foto D.R.

Missão - Esgotar Alcochete!

Foto M. Alvarenga




Tomar a postos para a grande corrida de homenagem aos emigrantes

Ao longo desta semana, tem sido intensa a preparação e arranjo da arena da praça de toiros de Tomar (foto de cima) para que tudo esteja em ordem de amanhã a uma semana, na sexta-feira 8 de Agosto, para a realização da tradicional corrida nocturna (22h00) de homenagem aos emigrantes - uma promoção do prestigiado empresário João Pedro Bolota.

Lidam-se seis toiros da ganadaria Santa Maria e actuam os cavaleiros Luis Rouxinol e Gilberto Filipe e o rejoneador espanhol Andrés Romero, estando as pegas a cargos dos grupos de forcados Amadores da Moita, Tertúlia Tauromáquico do Montijo e Tomar.

Foto D.R.

As próximas grandes corridas da empresa Toiros & Tauromaquia




8 de Agosto: Tomar vai ser casa cheia na noite de homenagem aos emigrantes!


Amanhã: todos os caminhos vão dar a Paio Pires!

Almeirim: Corrida das Vindimas a 19 de Setembro

A empresa Doses de Bravura (Rui Bento) e a Santa Casa da Misericórdia acabam de anunciar nas redes sociais a data de 19 de Setembro (22h00) para a realização da tradicional Corrida das Vindimas na Monumental de Almeirim, informando que nos próximos dias revelarão os artistas que actuarão neste grande evento.

O "Farpas" levanta uma ponto do véu: é uma corrida de seis cavaleiros com elenco de alto nível e o cabeça de cartaz será o Maestro João Moura, que regressa a uma das praças onde mais triunfos alcançou nos seus anos de ouro.

Foto D.R./Arena de Almeirim/Facebook

Vasco Ponce a recuperar "lindamente" da lesão sofrida no Campo Pequeno

O valoroso forcado Vasco Tello Ponce, dos Amadores de Montemor, que sofreu fractura da anca na segunda tentativa para pegar o primeiro toiro da corrida de abertura da mini-temporada de Lisboa, da ganadaria de Paulo Caetano (fotos), teve ontem uma consulta para tirar os pontos (foi operado no Hospital da Luz há duas semanas) e fazer raio x e encontra-se em franca recuperação.

"Está tudo a correr lindamente, são mais quatro semanas de muletas sem apoiar o pé no chão e depois começo as sessões de fisioterapia" - disse ao "Farpas".

Desejos de rápido restabelecimento.

Fotos Francisco Romeiras



15 de Agosto nas Caldas: o regresso de Pedrito a Portugal


Um dos maiores matadores de toiros portugueses volta a vestir o traje de luces nas arenas lusas numa data carregada de simbolismo. Pedrito de Portugal estará presente na corrida de 15 de Agosto (feriado nacional) na centenária praça das Caldas da Rainha para homenagear a memória de uma lenda — Manuel dos Santos — e brindar os aficionados com a arte, entrega e verdade que sempre marcaram a sua carreira.

Uma presença que promete marcar esta tarde histórica - e também esta temporada - com emoção e maestria.


Um dia único. Um matador único.


Não falte! Compre o seu bilhete em ccsbilhetica.pt


Fotos M. Alvarenga e D.R.




João Telles revela as suas expectativas para a grande noite de sábado na Nazaré

Oiça neste video o que João Ribeiro Telles tem a dizer sobre a sua participação no próximo sábado na segunda grande corrida da temporada na praça do Sítio da Nazaré, onde vai competir com João Moura Caetano e Francisco Palha frente a toiros da ganadaria Irmãos Moura Caetano.

João Telles, um dos cavaleiros que mais se tem destacado ao longo deste ano, fala do grande momento que atravessa, da sua magnífica quadra de cavalos, da importância de tourear numa praça tão carismática como a da Nazaré e das suas expectativas para a noite do próximo sábado.

Bilhetes à venda aqui: www.toirosnazare.com e pelos telefones 960 208 191 e 917 552 396; e nos seguintes locais de venda - bilheteiras da praça de toiros (10h00-20h00), Agência de Jornais da Praça Sousa Oliveira e Posto CTT de Valado dos Frades.

Video D.R./Doses de Bravura

Amanhã e sábado: lotação esgotada em Huelva em duas corridas

Depois dos dois primeiros festejos, a aula prática de terça-feira e a novilhada de ontem, tem hoje lugar em Huelva a primeira corrida de toiros da Feira de Colombinas, havendo a registar a substituição de Emílio de Justo (ainda lesionado em consequência de recente colhida) pelo matador local David de Miranda (foto de cima), que foi o grande triunfador da feira da temporada passada e que esta tarde repartirá cartel com Borja Jiménez e Marco Pérez com toiros de Juan Pedro Domecq.

Rodeada de um ambiente fantástico e marcada por uma extraordinária adesão do público aficionado aos magníficos cartéis montados pelo empresário José Luis Pereda, a Feira de Colombinas conseguiu este ano esgotar com vários dias de antecedência a lotação de duas corridas - a de amanhã, 1 de Agosto, e a de sábado 2.

Amanhã, com toiros de Torrealta, actuam Manzanares, Roca Rey e David de Miranda; no sábado, com toiros de Loreto Charro Santos, toureiam Morante de la Puebla, Daniel Luque e Juan Ortega.

A Feira de Huelva termina no domingo com a corrida de rejoneio em que actuam Sérgio Galán, Diego Ventura e Andrés Romero com toiros de Fermín Bohórquez.

Fotos Toros La Merced


Os três novilheiros e o maioral da ganadaria de José Luis Pereda em ombros ontem em Huelva

Javier Zulueta (orelha con petição da segunda no primeiro novilho e mais uma orelha no segundo), Cristian González (ovação e duas orelhas) e Carlos Tirado (duas orelhas no primeiro e outra no segundo) sairam em ombros ontem em Huelva juntamente com o maioral da ganadaria de José Luis Pereda no final do segundo festejo da Feira de Colombinas, que registou uma entrada de três quartos e constituiu uma grande tarde de festa.

Foto D.R./"Mundotoro"

Huelva: novillada solidária ajudou Bando de Alimentos

O primeiro festejo de abono da Feira de Colombinas em Huelva foi mais um exemplo da solidariedade do mundo taurino. Tratou-se de uma novilhada sem picadores em que os aficionados trouxeram bens e produtos para doar ao Banco de Alimentos de Huelva, conseguindo duas toneladas de alimentos.

Uma louvável iniciativa do empresário José Luis Pereda.

Foto Toros La Merced

Construa a sua casa de sonho!