Com a praça cheia e um ambiente enorme em torno da festa, realizou-se ontem em Huelva o primeiro festejo da importante Feira das Colombinas, que foi a grande final da quarta edição do certame "Huelva es Torera: Objectivo, La Merced".
O jovem toureiro Armando Rojo, aluno da Escola de Sevilha, sagrou-se grande triunfador deste primeiro festejo em La Merced, recebendo como prémio um Capote de Passeio das mãos do matador local David de Miranda, padrinho do ciclo, e do empresário José Luis Pereda (foto de cima).
Juanmi Vidal, que não rematou com a espada uma grande faena, obteve um Capote de Brega oferecido pelos Picadores de Huelva.
Lidaram-se ontem novilhos de Los Millares e La Condesa e actuaram os jovens novilheiros Antonio Santana (duas orelhas), David Ramírez (ovação), Juanmi Vidal (uma orelha), Cristóbal de Lara (duas orelhas), Javier Torres "Bombita" (duas orelhas) e Armando Rojo (duas orelhas e rabo).
Armando Rojo, Antonio Santana, Cristóbal de Lara e Javier Torres "Bombita" sairam em ombros pela Porta Grande (foto de baixo) - um prenúncio brilhante para esta edição das Colombinas em Huelva.
A destacar que esta novilhada tinha carácter solidário e permitiu que fosse entregue uma grande quantidade de produtos alimentares ao Banco de Alimentos de Huelva.
Hoje realiza-se uma novilhada picada com seis novilhos de José Luis Pereda e os novilheiros Javier Zulueta, Cristián González e Carlos Tirado.
Amanhã realiza-se a primeira corrida de toiros com Borja Jiménez, Marco Pérez e um substituto de Emilio de Justo (lesionado), que hoje será anunciado, lidando-se toiros de Juan Pedro Domecq.
Seguem-se mais três corridas na sexta-feira, no sábado e no domingo (rejoneio) com as maiores figuras do momento (cartazes em baixo).
Fotos: António del Carmen/Toros La Merced