sábado, 20 de junho de 2009

Arronches, ontem: forcados comemoram 10 anos com 5 pegas à primeira



Miguel Alvarenga - O Grupo de Forcados Amadores de Arronches assinalou ontem o seu 10º aniversário durante uma corrida na praça de toiros da sua terra e onde executou as cinco pegas à primeira tentativa, por intermédio dos "caras" Fábio Mileu, David Palmeiro, Paulo Florentino, José Franco e Manuel Cardoso, estando o grupo bem a ajudar e coeso. A tarefa não foi complicada, dada a escassez de carnes dos toiros de Dias Coutinho, pequenotes e sem transmitir, também sem dar problemas na hora das pegas.
Esta corrida nocturna, a que o público não correspondeu, marcava a reaparição do cavaleiro João Pedro Cerejo, que teve uma actuação "limpa" e sem nada a apontar, surpreendente mesmo para quem esteve praticamente três anos inactivo.
Os maiores êxitos couberam a Tito Semedo e a Pedro Salvador. Os praticantes Nelson Limas e Marcelo Mendes tiveram os dois piores "Coutinhos" da noite. Limas rubricou exibição de menos a mais, exibindo um excelente cavalo e Marcelo fez das tripas coração para sacar ao último a lide que este não tinha. Foi o único não presenteado com música pelo director Ricardo Pereira (que cumpriu com a usual competência a missão de "inteligente", mesmo assim chegou ao público e terminou com dois bons pares de bandarilhas.
Entre o público, que era pouco, como dissemos, caras famosas da tauromaquia e não só: os cavaleiros José Maldonado Cortes, João Moura e Paulo Caetano, a actriz Isabel Abreu e o jovem Rui Porto Nunes (dos "Morangos com Açúcar"), bem como Joaquim Praxedes, popular bandarilheiro de Arronches e cabo-fundador do grupo festejado, a quem brindaram uma das cinco pegas.

Fotos D.R.