quinta-feira, 25 de junho de 2009

Julho: "mês louco" no Campo Pequeno


4 grandes acontecimentos marcam o próximo mês de Julho na praça do Campo Pequeno, verdadeiro "mês louco" em termos de figuras e cartéis.
Já na próxima quinta-feira, 2 de Julho, a catedral do toureio português é palco de um sensacional "mano-a-mano" de arte entre o cavaleiro António Ribeiro Telles e o matador espanhol Morante de la Puebla (foto), que lidarão seis toiros da ganadaria do Dr. Ortigão Costa. Nesta corrida, a quarta do jornal "24 Horas", pegam os Forcados Amadores de Santarém.
Oito dias depois (9 de Julho), Rui Salvador festeja no Campo Pequeno os 25 anos de alternativa (onde de doutorou, apadrinhado pelo saudoso José Mestre Batista, com o testemunho de João Moura) ao lado de João Salgueiro e Leonardo Hernández. Pegam os Amadores de Évora e de Alcochete e lidam-se seis toiros da Herdade de Pégoras.
A 16 de Julho, é a vez da Corrida "Flash" com um cartel acima da média: Pablo Hermoso de Mendoza a cavalo e, a pé, Vitor Mendes (que reaparece) e Pedrito de Portugal. Toiros Passanha para a lide a cavalo e de Ortigão Costa para a lide a pé. Nas pegas, o Grupo de Vila Franca de Xira.
Por fim, a 23 de Julho, noite de gala para a alternativa do jovem e talentoso Duarte Pinto na Corrida "Vip". Emídio Pinto será o padrinho de doutoramento do filho, com a presença em praça de três figuras de sempre: Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e D. José João Zoio. No cartel, ainda Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas. Pegas a cargo dos Amadores de Cascais, de Monforte e Académicos de Elvas. Toiros de Dª Maria Guiomar Cortes Moura.

Foto D.R.