segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Uma prenda de Natal...


Miguel Alvarenga - Ando pouco, quase nada, pelo Facebook. Fui lá hoje dar uma vista de olhos. Tinha, como sempre, vários pedidos de "amizade". Digo a todos que sim, sempre. Zeza Grade (na foto) era uma delas.
Pouco depois, mandou-me uma mensagem.
"Lembra-se de mim? Eu nunca mais o esqueci. Tenho muito prazer em revê-lo".
Não me lembrava minimamente. Deu-me pistas.
"Há vinte anos fez muito por mim através do jornal 'O Crime'...".
E disse mais:
"Organizou espectáculos para que fosse operada...".
Meus Deus, será possível? A "menina da cara queimada"?
Ela mesmo.
Como a história me apareceu, já não me lembro bem. Era director do semanário "O Título" (e não de "O Crime", como inicialmente escrevi e a Zeza referiu). Uma miúda de 10 anos tinha ficado horrivelmente queimada na cara, num acidente (que também não recordo como foi) e um jornalista alentejano (Pedrogão era a terra da miúda) solicitou-me ajuda.
Falei com o meu amigo Gonçalo da Câmara Pereira e marcou-se tudo. Fizemos um espectáculo de fados em Pedrogão e depois outro e mais outro. Com as receitas desses espectáculos (não apenas com essas receitas, certamente, mas ajudaram), a Zeza fez várias operações. Às vezes lembrava-me dela, perguntava a mim mesmo o que seria feito da "menina da cara queimada".
Vinte anos depois, apareceu-me hoje no Facebook. Tem 31 anos, casou e tem duas filhas. Chegou até mim no Face através do Tito Semedo e da Sofia Gamboa, "os meus patrões", disse. Trabalha em Baleizão na herdade de Fernando dos Santos.
Emocionou-me este reencontro. Vinte anos depois, tive uma óptima prenda de Natal.

Foto D.R.