terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Sector 1" presta homenagem a Augusto Gomes Júnior


O "renovado" Grupo Tauromáquico "Sector 1" vai homenagear Augusto Gomes Júnior (na foto), primeiro novilheiro português a apresentar-se em Espanha, na década de 40 e segundo matador de toiros da nossa história, que posteriormente se viria a tornar bandarilheiro e mais tarde director de corridas. É Pai do antigo cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, José Luis Gomes, Avô do actual cabo Pedro Maria Gomes, do também forcado do Grupo de Lisboa Gonçalo Maria Gomes e do novilheiro Manuel Dias Gomes.
A homenagem terá lugar no próximo mês de Maio durante o jantar (em data e local a anunciar) em que o "Sector 1" comemora o seu 83º aniversário. Além disso, entre as várias actividades que promoverá nos próximos meses, estão previstas visitas ao campo, uma exposição de arte taurina com peças cedidas pelos sócios e leilão de um quadro a óleo da autoria de reconhecido pintor taurino - divulga hoje o site "sol e sombra".
Estão ainda programadas várias palestras, uma delas sobre Fado, Flamenco e Toiros, com as presenças já asseguradas de D. Vicente da Câmara e Daniel Gouveia. O "Sector 1" projecta ainda uma excursão a Almendralejo (Espanha) para assistir à corrida de toiros de dia 15 de Maio.
Entretanto estão marcadas para o próximo dia 17 de Março as eleições para os novos Corpos Gerentes do Grupo Tauromáquico "Sector 1", sendo já conhecida a lista proposta pela actual Comissão Administrativa, em que se candidatam como presidente e vice-presidente, respectivamente, o Dr. António Manuel Moraes e Maurício Vale. O Dr. Domingos de Almeida Lima é proposto para presidente do Conselho Fiscal e o Dr. João Nuno de Azevedo Neves para presidente da Mesa da Assembleia-Geral.

Foto João Dinis