terça-feira, 30 de agosto de 2011

Maurício & Gomes também "largam" Ana Rita...


Ainda a temporada não chegou ao fim e já começou a "dança dos apoderados". Depois de se saber esta tarde que o cavaleiro Mateus Prieto se desligava da dupla de apoderados Maurício Vale/José Luis Gomes, os mesmos acabam de emitir o comunicado que aqui se transcreve e onde dão conta da separação, também, da cavaleira Ana Rita. Neste caso, presume-se, o "divórcio" terá tudo a ver com a "interferência" do cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira no célebre (e ainda não terminado) "Folhetim Azambuja". O empresário João Pedro Bolota negociara com Maurício a contratação de Ana Rita para a corrida de inauguração da nova praça da Azambuja (25 de Setembro) e 24 horas depois, Manuel Jorge (patrono da cavaleira e proprietário dos cavalos que esta utiliza) "desautorizou" o apoderado, afirmando que a toureira não actuaria nessa corrida "porque quem mandava era ele e não os apoderados". Enfim, a Tauromaquia some a segue em episódios desta índole. Eis o comunicado dos apoderados:


Para os devidos efeitos, os signatários comunicam o seguinte:
1 - Os bastidores taurinos, em Portugal, têm, actualmente, no seio do toureio a cavalo, circunstâncias que em nada facilitam a revelação e a afirmação dos seus novos valores, na mais justa relação directa com o seu valor e desejada profissão. E isso impõe, frequentemente, determinadas estratégias com as quais os signatários se não identificam.
2 - Neste contexto, entendemos não se terem desenvolvido as necessárias condições para que, em Portugal, fossem atingidos nesta Temporada 2011 os objectivos a que nos propusemos, de acordo com o valor dos Artistas em questão, o que muito lamentamos.
3 - Igualmente, as circunstâncias levam a rotas de colisão, que dificultam demasiadamente a estratégia pretendida pelos apoderados e assente nos mais elevados princípios tradicionais, reconhecendo-se ingerências inadequadas e atípicas.
4 - Caminhando a Temporada para a sua recta final, e face ao que atrás se disse, decidem os signatários retirar-se, desde esta data, das funções de apoderamento da Cavaleira (de recente e brilhante Alternativa) Ana Rita e do Cavaleiro Praticante Mateus Prieto, a quem, entretanto, auguramos e desejamos as maiores felicidades, na justa medida do valor que ambos têm, e porque bem as merecem.
5 - Esta decisão, nesta data, irá facilitar, mais atempadamente, o futuro de novos apoderamentos, que se adaptem às actuais circunstâncias e contextos, e que, seguramente, estarão interessados em assumir tais funções.
José Luis Gomes e Maurício Vale

Foto João Dinis