domingo, 21 de abril de 2013

Mais pormenores do triunfo de Moura Caetano ontem em Brozas (Cáceres)



João Moura Caetano esteve ontem sensacional no seu primeiro toiro na corrida comemorativa do centenário da praça espanhola de Brozas, na província de Cáceres. Bordou o toureio com o cavalo "Zidane" de saída e depois com o "Aramis" nas bandarilhas, cravando quatro curtos de praça a praça, dando todas as vantagens ao toiro e terminando com um "quiebro" no "Zeus" (ferro Manuel Braga), aplaudido de pé. Teve a pouca sorte de "descordar" o toiro e, ao contrário do que dizia D. Álvaro Domecq (pai), que "quando um cavaleiro descorda é porque pinchou em todo o alto e não devia ser penalizado", o presidente não lhe concedeu os troféus... embora a actuação fosse merecedora de duas orelhas e rabo!
No segundo toiro, último da tarde, rubricou outra actuação fora de série, à semelhança do que sucedera anteriormente em Almendralejo e em Vejer de la Frontera. Actuou com o "Verdi" de saída e depois actuou no "Xispa" e no "Temperamento" ao seu melhor nível. Terminou com um rojão de morte inteiro, mas teve outra vez a pouca sorte de o toiro ficar "amorcilhado", demorando a cair e obrigando o cavaleiro a utilizar por três vezes o "descabelho". Mesmo assim, cortou as duas orelhas e conquistou a terceira saída em ombros... em três corridas!
Fermín Bohórquez andou apagado no seu primeiro e obteve duas orelhas no segundo. Ventura esteve sensacional, cortando duas orelhas e rabo em cada toiro (ler notícia anterior). A praça registou uma enchente, a provar que o público vai quando há competição à vista e quando os cartéis são de interesse. O despique entre Diego Ventura e Moura Caetano (que no próximo dia 2 de Junho regressa à Monumental de Madrid) deixa antever novas "disputas" esta temporada.

Fotos D.R.