segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Maestro Moura deu lições ontem em Sousel e abriu apetite para os 6 toiros em Elvas

Apesar de ter uma praça fixa, a corrida de ontem em Sousel realizou-se numa
portátil para que estivesse mais próximo do recinto onde decorre a feira
Foto Hugo Teixeira/cortesia diario taurino.blogspot.com
Numa portátil, como numa Monumental: Moura é sempre Moura! E o resto
continuam a ser cantigas...
Francisco Cortes merece tourear mais: rubricou ontem duas aplaudidas actuações
em Sousel. Por que não o contraram as grandes empresas?...
Miguel Moura em grande forma, 24 horas depois do histórico triunfo na praça
espanhola de Talavera de la Reina
Forcados de Portalegre (fotos de cima) e de Alter (foto de baixo) entusiasmaram
ontem o público em Sousel com rijas pegas
João Moura foi homenageado ao intervalo pela Tertúlia de Sousel pelos seus
35 anos de alternativa


Miguel Alvarenga - Duas lições de bom toureio e a estreia pública de duas novas vedetas da sua quadra - os cavalos "Linares" e "Nortenho" - marcaram ontem a triunfal passagem do Maestro João Moura pela corrida que teve lugar numa praça portátil em Sousel, organizada pela dinâmica Tertúlia "Nossa Senhora do Carmo", presidida pelo peão de confiança do cavaleiro de Monforte, João Ganhão (a quem brindou a sua primeira lide - na foto ao lado).
Apesar de existir uma praça fixa, a corrida realizou-se numa desmontável colocada próximo do recinto em que decorre a feira local.
O facto de se ter iniciado às 16h30 não terá sido a melhor ideia, já que o imenso calor que ontem se fazia sentir no Alentejo afastou público das bancadas. A praça registou uma boa presença de aficionados na sombra - e muitas figuras da nossa tauromaquia, entre as quais António Ribeiro Telles, a quem Moura brindou a sua segunda actuação - mas ficaram praticamente às moscas as bancadas de sol.
Estavam anunciados toiros de Inácio Ramos, mas foram substituídos, sem qualquer justificação, por cinco da ganadaria de herdeiros de Rodolfo André Proença e um de Francisco Romão Tenório, que tinham louvável apresentação e tiveram excelente comportamento, contribuindo para o êxito do espectáculo.
A nota alta da corrida foi, como atrás referi, as duas grande exibições de João Moura. Notável, a grande forma em que o Maestro se mantém, no ano em que está a assinalar 35 anos de alternativa e mais de 40 de toureio e em vésperas de se encerrar com seis toiros, pela quarta vez na sua histórica trajectória, o que vai acontecer já no próximo dia 5 de Outubro no Coliseu de Elvas.
Os seus alternantes, ontem, eram o próprio filho Miguel Moura e o sempre eficiente e valoroso Francisco Cortes - que ninguém entende e ontem uma vez mais deixou isso bem patente, por que razão toureia tão pouco e não "aparece" nos cartéis e nas praças fortes ao longo do ano.
O filho do Maestro José Maldonado Cortes rubricou duas actuações de alto nível, com o desembaraço e a desenvoltura que sempre o caracterizaram, bregando, lidando e cravando em sortes emotivas. Pode e deve ir mais longe o jovem Francisco Cortes - merece-o e a Festa precisa de cartéis arejados, sem ser sempre "mais do mesmo". Fica o recado aos senhores empresários...
Miguel Moura chegou a Sousel depois de um importantíssimo triunfo obtido na véspera em Talavera de la Reina (Espanha), onde cortou quatro orelhas e saíu em ombros, consolidando a triunfal campanha que vem fazendo no país vizinho. O mais novo da Dinastia Moura está rodado, está maduro e continua a ter enorme empatia com o público. Os seus toiros colaboraram e o jovem Miguel lidou-os com saber e a denotar a já confirmada intuição que o há-de levar bem longe. Filho de peixe...
Pegaram os grupos de forcados de Portalegre e de Alter do Chão - sem dificuldades de maior e em sortes aplaudidas pelo público. Dirigiu a corrida Pedro Reinardt, havendo só a lamentar o facto de ter chamado a atenção ao Maestro Moura quando este cravava um último ferro... para o qual solicitara previamente a autorização... Terá sido, presume-se, um desentendimento ou uma desatenção... mas podia-se evitar. Não levou a nada, Reinhardt acabou por autorizar o ferro e escusava de ter escutado alguns insultos menos amáveis de alguns espectadores. Coisas...

Fotos M. Alvarenga