sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Alenquer: o grupo de forcados "não alinhado" que mais "encerronas" protagonizou em 2013


Incompreensivelmente afastado da Associação Nacional de Grupos de Forcados (vá lá entender-se por quê...), o valoroso Grupo de Forcados Amadores de Alenquer terminou a sua brilhante temporada no passado dia 6 de Outubro nas Caldas da Rainha e foi em 2013 o que mais "encerronas" protagonizou: participou em dez corridas e em cinco delas actuou em solitário frente a seis toiros.
"Foi uma época de grandes responsabilidades, corridas de enorme prestígio e de toiros sérios, uma época de 'emcerronas' em que por cinco vezes nos apresentámos em solitário e em que o nosso nome chegou além-fronteiras, com digressões a Espanha e a França. Sentimo-nos felizes por mais um ano passar e verificarmos que cada um de nós deu um pouco de tudo a um grupo que honra e dignifica uma jqueta, um concelho e uma tradição que jamais poderá ser esquecida, porque é uma arte nobre, cultural e tão única no mundo, que, orgulhosamente, como portugueses que somos, sentimo-nos privilegiados por a continuarmos a defender" - palavras do cabo Jorge Vicente.
"Somos um grupo jovem em antiguidade, mas enquanto guerreiros dentro das praças podemos hoje afirmar que estamos sólidos e coesos, com noção do que é respeitar a Festa dos Toiros e a figura tão ímpar que é a do Forcado Amador", acrescenta.
E diz mais:
"Foi uma época, de facto, inexplicável, uma época de sonho vivida por elementos que tudo têm feito para caminhar para a frente e ultrapassar cada obstáculo. Com a união de todos, conseguimos ascender a um pantamar sonhado há muito. Sentimos que, enquanto escola de Forcados Amadores, estamos a desempenhar um bom papel, temos formado homens com valores para a vida, com princípios e respeitadores, é grande o orgulho e a expectativa com que vemos crescer cada elemento dentro do grupo e desta forma podemos afirmar que a continuidade está assegurada. Queremos agradecer a todos os alenquerenses que nunca nos voltaram as costas, que sempre acreditaram em nós e continuam a acreditar e dizer que este feito não foi nosso, foi de todos vós. Queremos também agradecer às entidades locais que nos têm apoiado de uma forma ou de outra com aquilo que lhes é possível e deixar um forte abraço a todos os que connosco repartiram cartel e a todas as pessoas que em sua terra nos acolheram como se fossemos filhos da mesma. Um grande bem haja a todos!".

Foto D.R.