Francisco Borges no momento em que ontem se dirigia à praça |
A grande pega de Francisco Borges, com primeira-ajuda de seu irmão Pedro e o momento em que era retirado da cara do toiro e levado para a enfermaria aos braços de companheiros |
O valoroso forcado Francisco Borges, que ontem sofreu violento embate contra as tábuas após pegar, de forma imponente e com uma primeira-ajuda dada por seu irmão Pedro (fotos de cima), o quarto toiros da corrida em Montemor-o-Novo, onde o seu grupo festejava o 75º aniversário, está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, depois de ontem lhe ter sido detectada em Évora uma extensa lesão no fígado. O seu estado não é grave e hoje mesmo vai ser de novo avaliado para se decidir se terá que ser operado ou não. Segundo seu Pai, o também antigo forcado Francisco Borges, "com operação ou não, terá que estar num mínimo dez dias internado".
Francisco Borges foi retirado em braços da cara do toiro, depois de concretizada a pega e transportado para a enfermaria. Alguns momentos depois, regressou à trincheira, sendo aplaudido pelo público à medida que ia passando. Francisco Borges ainda foi ao jantar do grupo, mas sentiu-se mal, pelo que se dirigiu ao Hospital de Évora onde, após lhe terem feito vários exames, entre os quais uma TAC, se detectou a referida lesão no fígado. "Dada a sua excelente forma física, graças a Deus, não rebentou a bolsa que envolve o fígado, pelo que a hemorrogia continuava lá dentro", informa-nos seu Pai.
Equacionou-se então a hipótese de o transportar para Lisboa de helicóptero, mas tal não foi possível devido às complicadas condições atmosféricas. Francisco Borges acabou por ser transferido para o Hospital de São José de ambulância, onde após novos exames se decidiu mudá-lo para o Curry Cabral, onde esta tarde vai voltar a ser examinado, como referimos. Durante todo o processo e segundo o Pai, Francisco Borges manteve sempre todos os sinais vitais estáveis, pelo que nunca se chegou a temer pela sua vida. Ao longo do dia e assim que se justifique, voltaremos a actualizar o estado clínico de Francisco Borges, que já este ano fora vítima de violenta colhida na arena do Campo Pequeno.
Fotos M. Alvarenga