quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Morreu o antigo matador cordobés "El Hencho"


Ontem, dia da inesperada morte de José Maria Manzanares, morreu também em Córdoba o antigo matador de toiros Florêncio Casado Morales "El Hencho", de 69 anos, realizando-se hoje o funeral.
Embora nunca chegando a ser uma figura, "El Hencho" foi um dos mais destacados toureiros de Córdoba na década de 70, toureando sobretudo as chamadas corridas duras. Em Abril de 1970 saíu em ombros da Real Maestranza de Sevilha depois de cortar as orelhas a toiros de Miura, numa tarde em que alternou com "Limeño" e Palomo Linares. Em Madrid chegou a tourear 23 tardes, saindo em duas ocasiões aos ombros pela porta grande.
"El Hencho" vestiu o primeiro traje de luces em Priego de Córdoba a 30 de Maio de 1964, debutou com picadores em Montoro no ano de 1968 e tomou a alternativa a 1 de Junho de 1969 em Córdoba, das mãos de Gabriel de la Haba "Zurito", conquistando o Troféu "Manolete" ao cortar três orelhas e um rabo. Confirmou a alternativa em Madrid em Agosto desse mesmo ano. Retirou-se das arenas em 1990, mas ainda toureou depois alguns festivais.
Que em paz descanse.

Foto D.R.