terça-feira, 29 de setembro de 2015

Sábado no Montijo: Vitor Gonçalves e Bronze em "guerra"!

Álvarito Bronze regressa à Monumental do Montijo este sábado e vai rivalizar
por fim com Vitor Gonçalves, com quem se tem recusado a tourear ao longo dos
últimos anos
Antigo aluno de Mestre Batista, Vitor Gonçalves apresentou-se pela primeira vez
em 1972 em Penafiel, fez a prova de praticante no Montijo em 1983 e recebeu
a alternativa na Figueira da Foz em 1990 apadrinhado por Luis Miguel da Veiga

É já este sábado, 3 de Outubro, que os cavaleiros Vitor Gonçalves e Álvarito Bronze se vão reencontrar em acesa "guerra", depois de não actuarem juntos há mais de dez anos. Os dois cavaleiros montijenses não se podem ver, não se falam e sempre recusaram alternar um com o outro. O "milagre" foi conseguido pelos empresários João Pedro Bolota, Possidónio Matias e Abel Correia, que finalmente os conseguiram juntar nesta corrida a favor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo.
Vitor Gonçalves cumpre esta temporada 25 anos de alternativa. Natural do Montijo, onde nasceu a 31 de Agosto de 1960, iniciou a aprendizagem da equitação com apenas sete anos de idade e deu os primeiros passos na arte do toureio a cavalo com o saudoso José Mestre Batista. Apresentou-se em 1972 numa praça portátil em Penafiel e fez a prova para cavaleiro praticante no ano de 1983 na Monumental do Montijo. Recebeu a alternativa a 19 de Agosto de 1990 na Figueira da Foz, tendo por padrinho Mestre Luis Miguel da Veiga e por testemunhas Emídio Pinto e os matadores Mário Coelho (no ano da sua despedida das arenas) e Pepe Câmara, pertencendo os toiros à ganadaria de António Charrua.
Álvarito Bronze tomou a alternativa há dez anos na Monumental do Montijo num cartel de arromba: João Moura foi o padrinho e as testemunhas foram Pablo Hermoso de Mendoza e João Salgueiro.
Frente a toiros da ganadaria Ascensão Vaz (um curro imponente), Vitor Gonçalves e Bronze terão por alternantes Gilberto Filipe, Tiago Carreiras, António d'Almeida e a praticante Mara Pimenta, estando as pegas a cargo de três grupos de forcados: Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Amadores do Montijo e Amadores de Beja. A corrida inicia-se às 16h00.

Fotos D.R.