sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Campo Pequeno: presença de Morante em destaque nos sites espanhóis

Morante a caminho de Lisboa: um dos grandes atractivos da Temporada
Extraordinária
do Campo Pequeno
Julho de 2009: há sete anos, Morante de la Puebla toureou em Lisboa
"mano-a-mano" com António Ribeiro Telles
Pedro Marques com Rui Bento e a Drª Paula Resende e, em baixo, com Morante


A generalidade dos sites taurinos espanhóis destaca hoje a presença do diestro sevilhano Morante de Puebla em solitário a 30 de Junho no Campo Pequeno como o prato-forte da Temporada lisboeta, ontem anunciada em conferência de imprensa pela empresa.
Na maioria dos textos, nuestros hermanos dão especial relevo à reivindicação da tauromaquia como parte integrante da cultura portuguesa que sobressai deste acto de Morante ao apresentar-se como único espada no Campo Pequeno em Junho, numa corrida especial em que lidará quatro toiros de uma ganadaria a anunciar, numa noite acrescida de Fado e Flamenco com a participação de grandes vedetas da nossa canção e do bailado espanhol.
A presença de Morante de la Puebla na Temporada Extraordinária da primeira praça do país teve um obreiro muito especial, como ontem Rui Bento fez questão de destacar: o Dr. Pedro Marques, referenciado como o mais aficionado dos médicos dentistas lusos e também e em particular como o maior morantista nacional, amigo íntimo do toureiro de La Puebla del Rio, foi o "causador" principal deste regresso de Morante a Lisboa, onde já toureou antes do fecho da praça para obras e também depois, em Julho de 2009, quando ali se apresentou para enfrentar três toiros num "mano-a-mano" com o cavaleiro António Ribeiro Telles.
Num ano marcado pelo seu regresso em força a Sevilha e pela sua polémica ausência em Madrid, o famoso toureiro sevilhano quis que o Campo Pequeno fizesse parte da sua rota e da sua campanha em 2016. Pedro Marques - filho de Fernando Silva Marques, o apoderado dos Bastinhas - foi o grande obreiro deste enorme cartel (o quinto do abono lisboeta).
"O Morante tinha um gosto especial em regressar ao Campo Pequeno e fez questão de que fosse numa noite e num espectáculo muito especial, como o que a empresa organizou, de acordo com ele e que envolve ainda uma forte componente de Fado e de Flamenco. Estou muito feliz por poder ter, de algum modo, contribuído para que esta sua intenção de concretizasse e estou certo de que será uma das noites marcantes da próxima temporada, a par do também anunciado regresso de João Salgueiro e de todos os outros atractivos cartéis que ontem foram apresentados", disse-nos Pedro Marques.

Fotos D.R., Pedro Batalha e Emílio de Jesus