Depois de ter iniciado a temporada no mês passado em Coria (Espanha) com duas memoráveis actuações premiadas com quatro orelhas e saída em ombros (foto de cima), João Moura Caetano tem mais um importante compromisso no país vizinho, no dia 23, em Talayuela, onde vai actuar numa corrida de rejoneio ao lado de João Ribeiro Telles e dos espanhóis Álvaro Montes, Iván Magro, Roberto Armendáriz e Perez Langa.
Dois dias depois, a 25 (feriado nacional), Moura Caetano inicia a sua campanha portuguesa actuando na tradicional corrida de Alter do Chão em tarde de alta competição com os seus primos João Moura Júnior e Miguel Moura, frente a toiros de Proença. Pegam os forcados de Montemor e de Alter.
A 5 de Maio, quinta-feira da Ascensão, tem o seu segundo compromisso em Portugal, participando na também tradicional corrida da Chamusca, este ano mista, ao lado de Marcos Bastinhas e do matador Manuel Dias Gomes e dos forcados Amadores da Chamusca e do Aposento da Chamusca, pertencendo os toiros à ganadaria de Manuel Coimbra.
Fortemente moralizado, detentor de uma das mais brilhantes quadras de cavalos-toureiros do momento, Moura Caetano comemora esta temporada 10 anos de alternativa e um dos acontecimentos que podem marcar a efeméride será a lide de seis toiros numa praça espanhola, feito até hoje nunca levado a efeito por um cavaleiro luso no país vizinho. O jovem cavaleiro de Monforte fez a sua apresentação no Campo Pequeno na última corrida antes do fecho da praça para as obras e há dez anos foi o primeiro que recebeu a alternativa na nova praça, no ano da reinauguração.
Fotos D.R. e Maria Mil-Homens