sábado, 30 de abril de 2016

Fernando Palha lembrado amanhã: vamos ENCHER Vila Franca!

Amanhã em Vila Franca, vamos homenagear a memória de Fernando Palha
"Romeiro", o toiro da ganadaria de Fernando Palha

Foi um dos mais notáveis e carismáticos ganadeiros nacionais e um aficionado de referência cuja presença honrava qualquer acontecimento tauromáquico. Fernando Palha, recentemente falecido, vai ser lembrado amanhã na sua praça "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, numa grande corrida de toiros carregada de emoções, promovida pelo empresário Paulo Pessoa de Carvalho - e que, entre outros aliciantes, traz de volta à mítica arena um Concurso de Ganadarias disputado por exemplares de David R. Telles, Branco Núncio, António Silva, Canas Vigouroux, Passanha Sobral e do próprio homenageado. O toiro da ganadaria de Fernando Palha é o "Romeiro" (foto de cima) e estava apartado para uma corrida em Espanha, mas por amabilidade da empresa da praça onde seria lidado e dos herdeiros do saudoso ganadeiro, vai estar amanhã na arena da "Palha Blanco".
O cartel desta que é a Corrida do Tomate é formado por três cavaleiros familiares de Fernando Palha - António Ribeiro Telles, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Francisco Palha - e pelos grupos de forcados de Vila Franca e das Caldas da Rainha. Este segundo grupo entrou na corrida por nele pegarem três netos do ganadeiro homenageado e depois de a empresa decidir levar a cabo este tributo à sua memória. Anteriormente, estava designado para participar nesta corrida de abertura da temporada em Vila Franca o Grupo de Forcados Amadores de Montemor, que deu lugar ao das Caldas num louvável acto de grande elevação e companheirismo e também de respeito e homenagem à memória de Fernando Palha.
Amanhã, a partir das 16h30, a "Palha Blanco" vai estar em festa para recordar Fernando Palha - é nossa obrigação marcar presença e lembrar um dos mais carismáticos aficionados e ganadeiros, símbolo de uma geração-outra e de uma forma de estar na Festa que pertence, infelizmente ao passado.
Além dos troféus bravura e apresentação do Concurso de Ganadarias, estará em disputa, também, pelo segundo ano consecutivo, o troféu "João Villaverde" para o melhor grupo de forcados. O júri do Concurso de Ganadarias é composto pelos representantes das seis ganadarias e o que elegerá a melhor pega é formado pelos antigos e emblemáticos forcados João Bonneville Franco (histórico elemento dos Amadores de Santarém), João Cortes (ex-cabo dos Amadores de Montemor), António Manuel Cardoso (ex-cabo dos Amadores de Alcochete), Jorge Faria (ex-cabo dos Amadores de Vila Franca) e Nuno Vinhais (ex-cabo dos Amadores das Caldas).
Amanhã, vamos encher Vila Franca!

Fotos Emílio de Jesus e Faenas TV/cortesia Toiros & Cultura