segunda-feira, 11 de abril de 2016

Amâncio Grilo cumpre 50 anos de alternativa

Amâncio Grilo (à direita, na foto) no ano passado em Portalegre com Paulo
Caetano (na corrida comemorativa dos seus 35 anos de alternativa), João Caetano
e o empresário António Manuel Cardoso "Nené"
No Campo Pequeno com o então promissor cavaleiro Joaquim Bastinhas (com
seu saudoso Pai, Sebastião Tenório, à esquerda na foto) e Frederico Cunha
Em 1977 na Feira da Moita com Miguel Alvarenga e João Moura
Ao tempo bandarilheiro de confiança de João Moura, fotografado em Madrid
com o grande apoderado Jacinto Alcón



Amâncio Grilo (fotos), ainda e sempre um dos mais conceituados e recordados bandarilheiros nacionais, cumpre no próximo dia 25 o 50º aniversário da sua alternativa - recebeu-a na tradicional corrida que todos os anos se realiza nessa data em Alter do Chão pela Feira de S. Marcos, das mãos do saudoso António Gregório.
Lidaram-se sete toiros de Fernando Sommer D'Andrade e actuaram os cavaleiros D. José Atayde, Pedro Louceiro e José Núncio, bem como os Forcados de Santarém (cartaz à esquerda). Uma efeméride que por certo não será esquecida em Alter na corrida do próximo dia 25.
Natural de Sousel, Amâncio Grilo iniciou-se nas lides ao lado do saudoso cavaleiro Pedro Louceiro, chegando a participar nos espectáculos com um toiro domado por ele organizado. Posteriormente, começou como bandarilheiro na quadrilha do próprio Louceiro, passando ao longo da sua brilhante carreira pelas equipas de muitos toureiros famosos, como Frederico Cunha, Joaquim Bastinhas, João Moura, Paulo Caetano e João Salgueiro, entre outros. Já depois de se ter retirado das arenas num festival na praça do Campo Pequeno, Amâncio Grilo foi apoderado de alguns toureiros, entre os quais Paulo Caetano e João Salgueiro. Foi também presidente do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses após a morte de Diamantino Vizeu, fundador da instituição.

Fotos D.R.