sábado, 16 de abril de 2016

"Aplausos" enaltece "digna reaparição" de Salgueiro no Campo Pequeno



O "aplausos.es", um dos mais importantes sites espanhóis de tauromaquia - pertencente à prestigiada revista "Aplausos" - enaltece a "digna reaparição de João Salgueiro" na última quinta-feira no Campo Pequeno, após dois anos sem tourear.
Na sua crónica, publicada ontem, o jornalista Manuel Andrade Guerra, correspondente em Lisboa do site espanhol, escreve que "o veterano João Salgueiro (foto de cima) regressou a Lisboa depois de dois anos de ausência e fê-lo de modo muito digno, mas sem causar o impacto que se previa. Lidou o toiro que rompeu praça, de nobre investida, com sobriedade e conhecimento, sem demasiado brilho. Melhorou ante o quarto, ao desenvolver uma faena de distâncias curtas, que não redondeou".
Andrade Guerra refere que "o festejo inaugural do abono do Campo Pequeno não correspondeu, nem muito menos, à expectativa criada: houve alguns detalhes importantes, faltou emoção, ambiente e rotundidade", salientando que os momentos mais altos da noite "foram protagonizados por João Telles filho (foto ao lado) frente ao imponente quinto, de Veiga Teixeira. O jovem ginete aproveitou as investidas encastadas do toiro para construir uma lide pletórica de alegria, onde consumou sortes de nota alta. Já no segundo, Telles havia dado um toque de atenção mostrando os seus desejos de triunfo".
Sobre Manuel Manzanares, escreve Andrade Guerra que "alardeou bom gosto na brega ao terceiro, desenhando lances meritórios, alo longo de um labor de menos a mais, sem concessões à galeria. No sobrero, sem trapio, que encerrou praça, houve demasiados altos e baixos, mesmo assim pôde-se apreciar a colocação de duas bandarilhas de belo efeito".
O correspondente do "aplausos.es" enaltece também a "valentia e boa técnica" das pegas de caras dos grupos Real de Moura e Aposento da Moita, salientando que foi Valter Rico, cabo do grupo alentejano, quem "recolheu as ovações mais fortes da noite".

Fotos Carlos Silva