quinta-feira, 14 de abril de 2016

Festa de luto: morreu o ganadeiro Manuel Assunção Coimbra

Manuel Coimbra tinha 58 anos e morreu esta manhã em Lisboa no Hospital
da CUF/Infante Santo
Depois de uma tenta, no ano passado, na Herdade do Marmeleiro (Chamusca),
da esquerda para a direita: José Luis Gomes, José Tinoca, Manuel Dias Gomes,
Diego Urdiales, Manuel Assunção Coimbra e Tomás Campos. Em baixo, Manuel
Coimbra com Joaquim Grave na praça de Vila Franca de Xira


Vítima de doença que não perdoa, morreu esta manhã em Lisboa, no Hospital da CUF/Infante Santo, onde estava já há uma semana em estado de coma, o ganadeiro Manuel Mendes de Assunção Coimbra, com 58 anos de idade - figura de referência da nossa Festa e que muita saudade vai deixar em todos aqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver. Por ironia do destino, o desaparecimento do notável ganadeiro ocorre precisamente no dia em que abre a Temporada no Campo Pequeno com um Concurso de Ganadarias que é uma homenagem da empresa aos ganadeiros nacionais.
A ganadaria, de apelido tradicionalmente ganadero, foi formada em 1983 através da compra do efectivo e direito ao ferro da divisa que era pertença do antigo cavaleiro Manuel Conde, formada com vacas de Camarate e José Pedrosa, cruzadas com sementais de Pinto Barreiros. Modificado o ferro e a divisa, são introduzidos posteriormente sementais de Coimbra (Tamaron-Alves do Rio), Oliveiras Irmãos e Santiago Domecq, assim como vacas de Vasconcellos d'Andrade procedentes de Alves do Rio-Coimbra e Fernandes de Castro (Atanázio Fernández). A antiguidade da ganadaria data de 23 de Julho de 1988 na praça da Nazaré.
Homem de finíssimo trato e grande cordialidade, Manuel Coimbra era um apaixonado pelo toiro e pela Festa Brava e uma referência de prestígio e seriedade no meio taurino nacional. Não são ainda conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres.
A toda a Ilustre Família enlutada, em particular a sua Mãe, sua Mulher e seus dois filhos, apresentamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Fotos Emílio de Jesus, D.R. e Fernando Clemente