sábado, 16 de abril de 2016

Voltámos com Salgueiro ao "local do crime"...

Miguel Alvarenga, Duarte Pinto e João Salgueiro esta manhã no Campo Pequeno
João Salgueiro, Duarte Pinto e o Dr. Paulo Pereira foram os intervenientes, esta
manhã, num interessante colóquio sobre a evolução e o estado actual do toureio
a cavalo, organizado pelo "Sector 1" e que decorreu na praça do Campo Pequeno.
Em baixo, Salgueiro com Ana de Alvarenga, na praça onde reapareceu 48 horas
antes

48 horas depois da sua reaparição naquela arena, voltámos esta manhã com João Salgueiro ao "local do crime", melhor dizendo, à praça de toiros do Campo Pequeno, onde o cavaleiro participou em mais um colóquio do I Fórum Nacional de Cultura Taurina, uma organização do Grupo Tauromáquico "Sector 1", hoje dedicada à evolução do toureio a cavalo - evento de que vamos falar já a seguir. Além de Salgueiro, participaram ainda nesta interessante tertúlia (com poucos aficionados a assistir) o também cavaleiro Duarte Pinto e o Dr. Paulo Pereira, antigo crítico tauromáquico que ao longo de trinta anos foi responsável pelo boletim taurino semanal da agência Lusa (antes, ANOP) e hoje é Relações Públicas da empresa do Campo Pequeno.
João Salgueiro reconheceu que o seu regresso às arenas, após dois anos afastado, "não correspondeu às expectativas que se tinham criado", lamentou o facto de "os cavalos não terem estado à altura do que se pretendia" e concluiu que "no toureio, nem sempre as coisas correm como se quer".
E disse: "O Dr. Paulo Pereira assistiu ao treino que eu fiz aqui na véspera na praça e pode confirmar que correu muitíssimo bem... se as coisas na corrida tivessem corrido como correram nesse treino, tinha sido fantástico".
"Não foi o que se esperava, foi um balde de água fria, não toureava em praça há dois anos... se tivesse toureado um festival ou uma corrida antes, tudo teria sido diferente, mas não pôde ser porque isso tiraria o impacto à reaparição em Lisboa. Estou consciente de que podia ter sido melhor, mas também não foi uma desgraça nenhuma e a próxima (29 de Maio em Almeirim) já há-de ser melhor", reconheceu João Salgueiro. O cavaleiro adiantou ao "Farpas" que além da corrida de Almeirim, onde vai dar a alternativa a seu filho, só tenciona tourear mais uma corrida esta temporada.

Fotos M. Alvarenga e Ana de Alvarenga