sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Cerimónias fúnebres de João Inácio este fim-de-semana em Lisboa

João Inácio, um toureiro desde sempre ligado à praça do Campo Pequeno,
morreu esta manhã em Lisboa com 96 anos
João Inácio com o Dr. Paulo Pereira quando, em 2012, foi homenageado
pela empresa da praça de toiros do Campo Pequeno, de que era o
funcionário mais antigo
Em 2012, numa outra foto, quando foi homenageado no Campo Pequeno
João Inácio na praça do Campo Pequeno com seu filho Bruno, Ludovino
Bacatum e Ricardo Chibanga
Bandarilhando um toiro na arena do Campo Pequeno
Anos 60, no Campo Pequeno, recolhendo na sua jaqueta
um precioso autógrafo do célebre médico Dr. Christian
Bernard, pioneiro dos transplantes de coração
João Inácio com o matador José Trincheira e o
também grande bandarilheiro Manuel Badajoz


João da Luz Inácio, antigo bandarilheiro, director de corridas e colaborador mais antigo da Praça do Campo Pequeno faleceu hoje, como há momentos noticiámos, aos 96 anos.
O corpo de João Inácio estará amanhã, sábado, a partir das 16 horas, na Igreja de São João de Deus (Praça de Londres), em Lisboa e o funeral realiza-se no domingo, às 15 horas, depois de celebrada uma missa.
Nascido na Moita do Ribatejo a 8 de Outubro de 1921, estreou-se na sua terra natal a 24 de Setembro de 1939, como amador, vindo a tomar a alternativa em Viseu, a 18 de Setembro de 1949, concedida por Sebastião Saraiva. Até se retirar, no final da temporada de 1979, integrou as quadrilhas de todas as figuras do toureio de Portugal e Espanha que actuaram entre nós.
Em 1964 chegou a fixar residência em Salamanca e, integrado na quadrilha do matador Amadeu dos Anjos, o seu valor foi reconhecido pela crítica espanhola e francesa, sendo várias as referências elogiosas publicadas na imprensa, sobretudo pelas actuações na Monumental de Madrid.
O saudoso crítico tauromáquico Saraiva Mendes definiu-o assim: "João Inácio ganhou jus à admiração de todos pelos magníficos quites que executa, tem sentido de saber colocar o toiro e é oportuno nas suas intervenções".
Encerrado este capítulo da sua vida profissional, entrou para o quadro de Delegados Técnicos Tauromáquicos, dirigindo corridas até 2005, desempenhando a função com critério e bom senso, mantendo e alargando a sua aura de competência e profissionalismo. 
Colaborava com a Praça de Toiros do Campo Pequeno e com quem geria esta Praça desde 1956.
"Simples, leal, amigo do seu amigo, companheiro sempre atento às grandes questões e aos pequenos pormenores, deixa a saudade da sua jovialidade, amizade e brio profissional", assim o recorda a empresa do Campo Pequeno num texto dado à estampa na sua página oficial da rede social Facebook.
Que em paz descanse.

Fotos D.R. e XiraFoto/Arquivo/@Campo Pequeno