terça-feira, 21 de novembro de 2017

"Faenas TV" analisa em detalhe toda a Imprensa Taurina nacional

Diogo Marcelino há três anos no "Volapié" entrevistando Pablo Hermoso de
Mendoza, quando ali lhe fizemos a entrega do Troféu "Farpas"


O jornalista Diogo Marcelino acaba de publicar no seu Jornal Digital Taurino, o site faenas.tv, uma detalhada e muito lúcida análise à Imprensa Taurina nacional (sites, blog's, revistas, jornais e canais televisivos). Aqui reproduzimos o que ele pensa de nós. Mas leiam o resto da sua eloquente análise no faenas.tv, porque vale a pena. Não percam.

“Farpas Blogue”Miguel Alvarenga é sem dúvida alguma a grande referência da comunicação social taurina em Portugal. É um homem inteligente e perspicaz, e rapidamente percebeu que o “papel” tinha os dias contados e custos demasiado elevados. Encerrou o Jornal "Farpas” e criou o “Farpas Blogue”. Em boa hora o fez, e rapidamente tornou-se o líder incontestável da informação taurina na internet, usando para tal todo o seu conhecimento jornalístico adquirido ao longo de anos, em vários órgãos de comunicação social nos quais trabalhou.
Ao contrário de outros sites e blogs, o "Farpas" não tem custo algum na sua concepção e manutenção. A par disso, a imagem deste blog não é propriamente atrativa, podia e devia modernizar-se. Mas acham que os aficionados estão preocupados com isso?
Alvarenga é acusado por muitos de ser sensacionalista, “bombista”, pouco credível, de ter poucos conhecimentos técnicos, e de ser demasiado polémico. A verdade, é que a grande maioria dos aficionados visitam diariamente o seu blog, e ninguém fica indiferente aquilo que ele escreve. Sendo que a grande maioria adora aparecer na galeria fotográfica dos “famosos”.
A chave do sucesso, é só uma, Miguel Alvarenga é jornalista da cabeça aos pés! Ele não é crítico taurino, ele não é colaborador jornalístico. Ele é Jornalista. Tanto podia escrever de toiros, como de outra área qualquer. Tanto podia estar no “Farpas Blogue”, como noutro qualquer órgão de comunicação nacional de cariz generalista, não tenho a menor dúvida disso. Alvarenga tem um estilo de escrita próprio, uma linguagem própria que sai de forma natural. Tem ousadia, tem irreverência e tem um espírito boémio. Tem jornalismo no corpo e na alma, e é isso que cativa os milhares de aficionados e interessados na tauromaquia, a visitarem diariamente o “Farpas Blogue”.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo