domingo, 28 de agosto de 2022

"Manolete": a morte tornou-o uma lenda

Manuel Rodríguez Sánchez “Manolete” morreu há 75 anos - 28 de Agosto de 1947 - na arena de Linares, colhido pelo toiro “Islero” da mítica ganadaria Miura. Foi o toureiro mais célebre do século passado.

”O Monstro cordobés levava a morte escrita na cara antes de entrar no ruedo de Linares. Estava cansado de tourear, mas necessitava de uma morte de herói" - escreveu há dez anos o jornal espanhol "ABC", no dia em que passavam exactamente 65 anos da sua trágica e fatal colhida. 


Hoje, 28 de Agosto, cumprem-se 75 anos sobre essa fatídica data. O famoso Manuel Rodríguez Sánchez “Manolete” tinha 30 anos no que em que sofreu a colhida mortal.


Diz a lenda que "Manolete" levava a morte escrita na cara quando nessa tarde chegou à praça de Linares. Que no seu traje de luces cabiam dois como ele, cada vez mais magro e branco que estava. Que levava anos jogando a vida nas arenas e queria finalmente parar, que no final da temporada cortaria a coleta e deixaria o toureio. Que "Islero", o Miura assassino que lhe roubou a vida nessa tarde, estava apartado para uma outra corrida em Murcia e não para ir ao seu encontro em Linares


Tudo isso está escrito no livro de Tico Medina, publicado há poucos anos e intitulado precisamente “O dia em que mataram Manolete”.


"Que ganas tenho de que chegue Outubro", tinha repetido várias vezes, esperando pela hora de se retirar das arenas. A pressão tinha-se tornado insuportável para ele, com uma aficion cada vez mais exigente. "O público só está contente comigo se vou a caminho da enfermaria", dizia.


A Espanha e o mundo taurino ficaram em estado de choque há 75 anos. "Manolete" morreu em Linares, colhido por “Islero”, toiro da mítica ganadaria Miura. Tinha um rosto cansado e uma aparência de homem mais velho, mas tinha nessa tarde, apenas e simplesmente, 30 anos de idade. Era a maior figura do toureio mundial. A morte tornou-o uma lenda.


Fotos D.R.