Já lhes faltam poucas para terem nas mãos as principais praças de toiros de Portugal. Jorge Dias e Samuel Silva, os antigos forcados elvenses que de um momento para o outro se transformaram nos empresários tauromáquicos mais poderosos do país, acabam de "agarrar" também a praça de Arruda dos Vinhos... e podem não se ficar ainda por aqui!
Ricardo Levesinho gere ainda Vila Franca e Moita; José Maria Charraz está ao leme, entre outras, de duas importantes praças alentejanas, Beja e Moura; Rui Bento gere Almeirim (em parceria com a Santa Casa) e Nazaré; e a dupla João Anão/José Luis Zambujeira estará só mais este ano à frente do Coliseu Figueirense com Pombeiro. Todos os outros grandes palcos da tauromaquia nacional já estão nas mãos da empresa Toiros com Arte - a super-empresa de Jorge Dias e Samuel Silva (na foto de cima) - que esta manhã ganhou também em hasta pública (leilão) a adjudicação da praça de Arruda dos Vinhos por um ano com possibilidade de prorrogação por mais dois.
Ao leilão da Arruda concorreram mais cinco candidatos: a Aplaudir de João Pedro Bolota; a Tertúlia Óbvia de João Anão e José Luis Zambujeira; o ganadeiro Engº Jorge de Carvalho, que já esteve vários anos na gestão da praça; o empresário Rui Gato Rodrigues; e também Luis Miguel Pombeiro (Ovação e Palmas), anterior gestor, que embora não tendo ganho vai continuar à frente da praça de Arruda em parceria com a empresa vencedora Toiros com Arte.
Jorge Dias e Samuel Silva gerem a partir deste ano as praças de Portalegre, Coruche, Chamusca, Montijo, Terrugem, Sousel, Santo Aleixo, Santo António das Areias e agora também Arruda dos Vinhos; e, em parceria com Luis Miguel Pombeiro, entraram também na gestão das praças do Campo Pequeno, de Azambuja, de Alcácer do Sal, de Idanha-a-Nova e de Vila Nova da Barquinha.
Paralelamente, fizeram uma parceria com o empresário Paulo Vacas de Carvalho e dão já no próximo sábado a corrida de Maio em Montemor-o-Novo, não estando tão bem afastada a possibilidade de manterem esta parceria na corrida de Setembro.
Estava previsto no início realizarem 34 espectáculos, três festivais já ficaram cancelados, mas mesmo assim o número pode agora aumentar com a adjudicação, esta manhã, da praça de Arruda dos Vinhos.
Fotos M. Alvarenga
Pombeiro concorreu com uma proposta em nome da Ovação e Palmas, não ganhou, mas fica na mesma à frente da praça de Arruda em parceria com a vencedora Toiros com Arte |