domingo, 19 de maio de 2024

Pega enorme de José Maria Cortes Pena Monteiro no Concurso de Ganadarias (prémio de bravura protestado) em Évora



Uma pega espectacular de José Maria Cortes Pena Monteiro (irmão do cabo), dos Amadores de Montemor, ao magnífico toiro de Palha que ganhou o prémio de apresentação e deveria ter ganho também o de bravura, marcou a corrida Concurso de Ganadarias (64º) desta tarde em Évora (video em cima).

O prémio de bravura foi outorgado ao toiro de Murteira Grave com um sonoro protesto do público - em desacordo com a polémica decisão.

Triunfo notável do cavaleiro Luis Rouxinol Júnior, que lidou primorosamente os toiros de Adolfo Martín e de Palha, evidenciando um avanço significativo em relação aos companheiros de cartel.

Miguel Moura esteve bem com o toiro de Miura e depois com o de Passanha, não atingindo, contudo, níveis que se pareçam com o elevado patamar em que terminou a temporada passada.

António Telles Filho, a dar importantes passos, lidou com êxito e muita raça os toiros de Partido de Resina e Murteira Grave.

Pelos Amadores de Montemor pegaram o histórico Francisco Borges (à segunda), que este ano se retira das arenas em Setembro na corrida de Montemor; Vasco Ponce também à segunda; e José Maria Cortes Pena Monteiro nesta magnífica pega que aqui mostramos em video.

Pelos Amadores de Évora pegaram João Pereira e João Madeira de cernelha, à sexta ou sétima tentativa, o toiro de Adolfo Martín, num momento menos feliz; Ricardo Sousa à terceira; e António Prazeres também à terceira.

A corrida foi dirigida por António Santos, assessorado pela médica veterinária Ana Gomes.

Video D.R.