As comemorações do centenário do matador de toiros, empresário e ganadeiro Manuel dos Santos iniciam-se no dia 11 de Fevereiro (data do seu nascimento em 1925) na Golegã, havendo ao longo do ano diversas manifestações de destaque, das quais sobressaem a inauguração da Casa-Museu Manuel dos Santos (no Largo da Imaculada Conceição, no dia 15 de Fevereiro), assim como a apresentação da segunda edição do livro "Manuel dos Santos - O Homem e o Toureiro", obra da autoria de seu filho, Manuel Jorge Diez dos Santos, e a apresentação de um documentário sobre a vida da famoso toureiro, produzido, como recentemente aqui noticiámos, por uma equipa da televisão mexicana.
As celebrações são uma iniciativa conjunta da Família de Manuel dos Santos, da Câmara Municipal da Golegã e da Junta de Freguesia da Golegã, onde será homenageado o “ilustre goleganense que se destacou a nível nacional e internacional na arte do toureio a pé, como figura de renome mundial, de grande maestria e inspiração, levando o nome da Golegã aos quatro cantos do Mundo”, salienta a autarquia da vila ribatejana.
Serão ainda realizadas diversas iniciativas que se irão desenrolar ao longo de todo o ano na Golegã e noutros pontos do país. O programa completo das comemorações será divulgado em breve. As actividades prometem homenagear a figura do toureiro e a sua ligação à cultura ribatejana, celebrando o seu contributo ímpar para a tradição tauromáquica e o seu impacto no contexto internacional.
Estas comemorações são uma oportunidade para recordar e honrar um dos maiores embaixadores da Golegã e do Ribatejo, cuja arte e talento marcaram gerações e permanecem como inspiração no mundo da tauromaquia.
Foto D.R.