O ilustre ganadeiro Dr. Joaquim Grave e o não menos ilustre casal João e Lina Gorjão Clara foram ontem homenageados em Lisboa pela Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, que lhes outorgou os diplomas de Sócios de Honra no decorrer do seu Jantar de Ano Novo (de sala cheia) no Restaurante "Colina".
Foi o próprio Prof. Dr. Gorjão Clara quem iniciou a sessão usando da palavra para falar, com a eloquência e o brilhantismo que o caracterizam, do Dr. Joaquim Grave e da emblemática ganadaria Murteira Grave - relembrando os seus inícios e todo o percurso em Portugal e também. no estrangeiro, sobretudo em Espanha, que dela fizeram uma das melhores e mais referenciadas. Elogiou ainda a simplicidade, que significa grandeza, do Dr. Joaquim Grave e o trabalho prodigioso que tem levado a cabo na criação do toiro bravo.
Maria Luísa Cerveira fez a entrega do diploma de Sócio deu Honra a Joaquim Grave, que a seguir proferiu uma muito esclarecedora e curta palestra sobre o toiro bravo e o privilégio que teve de o poder criar, dando continuidade à obra de seu avô Manuel Joaquim Grave (fundador da ganadaria em 1944) e de seu pai, o sempre lembrado Engº Joaquim Murteira Grave.
Miguel Alvarenga, membro do quarteto que em Dezembro de 1979 (já lá vão 46 anos) fundou a Tertúlia D. Miguel I e que era também composto por Vitor Escudero, João Pedro Núncio Cecílio e José da Cunha Motta (posteriormente refundada pelo saudoso Manuel Andrade Guerra, Presidente Emérito, com o título de Real atribuído pelo Duque de Bragança), foi o orador seguinte para falar da obra do Prof. Dr. João Gorjão Clara, eminente figura da Medicina, um dos mais consagrados Médicos portugueses (honrado há um mês com a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos) e, conjuntamente com sua Mulher, um dos maiores defensores do uso do Traje de Equitação à Portuguesa, tendo inclusivamente publicado ambos um livro, que é um verdadeiro tratado, sobre o tema - estando outro no prelo, ao que sabemos.
"Grande nome da Medicina, grande figura da Equitação, uma das mais emblemáticas e icónicas figuras da Feira da Golegã, onde dá gosto vê-lo, com sua Mulher, trajados a rigor e montando a cavalo como os Senhores de antigamente" - referiu o jornalista.
Foram ainda entregues diplomas a alguns novos sócios, entre os quais João Cunha Rego, Agostinho Costa Macedo e Pedro Ferreira de Carvalho.
O evento foi presidido por Francisco Cabral, presidente da Real Tertúlia e contou com muitas honrosas presenças de alguns dos mais célebres contertulianos, entre os quais Dª Isabel Rilvas, Dr. Luis Vasconcelos Salgado, Maria Luísa Cerveira, José Santos, Paula Figueiredo e António Mascarenhas, Carlos Calado, Teresa e Ana Carrilho, Joaquim Tapada, Pedro Ferreira de Carvalho e Isabel dos Santos Coelho.
No final do jantar, por gentileza do Prof. Dr. João Gorjão Clara, foi oferecido a cada sócio da Real Tertúlia um exemplar do seu último livro (fantástico!) intitulado "Saber Viver ao entardecer... Sugestões para envelhecer com qualidade" - uma obra que todos deviam ler atentamente!
Fotos D.R.
Lina Gorjão Clara recebeu o diploma de Sócia de Honra das mãos de Paula Figueiredo |
Prof. Dr. Gorjão Clara no uso da palavra, Isabel Rilvas, Joaquim Grave e Francisco Cabral |
Miguel Alvarenga falou sobre o Prof. Gorjão Clara |
Maria Luísa Cerveira entregou o diploma de Sócio de Honra ao Dr. Joaquim Grave, proprietário da ganadaria Murteira Grave |
Com a clareza e a eloquência habituais, foi um gosto ouvir Joaquim Grave falar sobre o toiro bravo |
José Santos entrego o diploma ao novo sócio Pedro Carvalho |
Prof. Dr. João Gorjão Clara e sua Mulher, Lina |
Um aspecto da sala |