Poucos dias depois da reunião da sua Direcção com a Direcção da Associação de Empresários (APET), a Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) realizou hoje uma assembleia-geral no Montijo para dar conhecimento aos seus associados das decisões (que alguns consideram "cedências") assumidas na última quinta-feira com os empresários, decisões essas marcadas pela aceitação de uma significativa descida no valor dos honorários que estavam a ser exigidos e que tanta celeuma estavam a causar.
A Direcção da ANGF acordou com a Direcção da APET uma redução do valor dos honorários que estavam a impor, criando ainda um quarto escalão de praças referente às que têm lotações de apenas 1.800 lugares (onde a remuneração será menor).
Os empresários queriam acabar com a oferta de 25 bilhetes a cada grupo de forcados contratado por corrida e o presidente da APET, Pessoa de Carvalho, deixara bem claro (na semana passada, no grupo de WhatsApp dos empresários) que as decisões tomadas em assembleia-geral são para ser cumpridas, se não, não valeria a pena tomá-las. Mesmo assim, a APET acabou por ceder e continuará a oferecer bilhetes aos grupos actuantes, se bem que 20 em vez de 25. Pouco significativo. Pouparam 5 bilhetes...
Ao que se sabe, as alterações (diminuições) dos valores das remunerações não terão agradado à maioria dos grupos de forcados, que desejavam uma maior valorização dos seus cachet's, face aos aumentos de tudo verificados nos últimos anos, e, por isso, não terão muitos deles concordado com a cedência da Direcção da ANGF.
Outro ponto em destaque na reunião de hoje dos forcados era a votação da entrada como pré-associado do novo Grupo de Amadores de Abiul, o que permitiria que o mesmo se estreasse na Feira de Abiul no próximo mês de Agosto. A Junta de Freguesia de Abiul, promotora das corridas, deixara em aberto os postos para os forcados em duas das três corridas, à espera que o seu grupo fosse hoje aceite e pudesse integrar os elencos da Feira Taurina do Bodo. Mas isso não aconteceu.
A maioria dos grupos associados opuseram-se (sem que se perceba porquê) à entrada do Grupo de Abiul na ANGF.
Hélder Parker, ex-cabo do Grupo de Forcados de Tomar, é o cabo do novo Grupo de Forcados de Abiul - que vai ter que continuar à espera do "sim" dos outros grupos para se poder finalmente estrear.
Espera-se agora que nas próximas horas a Associação Nacional de Grupos de Forcados emita um comunicado a dar conta destes e de outros pontos que foram hoje abordados na sua assembleia-geral.
Foto M. Alvarenga/efeito Photomania