![]() |
Gamero & Romero na corrida de seis cavaleiros em Agosto? Pombeiro quer, Charraz nem por isso... |
Três dos quatro cartéis da mini-temporada do Campo Pequeno estão rematados, só falta mesmo acertar as agulhas para a corrida de seis cavaleiros (22 de Agosto), onde existem algumas divergências de opinião entre Luis Miguel Pombeiro e o seu novo parceiro José Maria Charraz.
Os empresários vão lançar já nos próximos dias, provavelmente na quinta-feira, a venda dos abonos para as quatro corridas e os cartazes das quatro datas só com as imagens das figuras principais de cada uma: Paulo Caetano no cartaz da primeira corrida (11 de Julho); Diego Ventura no da segunda (7 de Agosto, a única que é numa quinta-feira, as outras três são à sexta); Ana Batista na terceira (22 de Agosto); e Roca Rey na última (5 de Setembro).
A apresentação oficial dos quatro cartéis deverá ocorrer mais para o fim do mês. No ano passado foi a 28 de Maio e desta vez não será muito mais tarde que isso.
Na primeira corrida, dia 11 de Julho, que deverá ser de gala à antiga portuguesa, o cabeça de cartaz é Paulo Caetano (a comemorar 45 anos de alternativa), liderando um elenco formado por António Ribeiro Telles, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto e Miguel Moura, com seis toiros de Paulo Caetano e Irmãos Moura Caetano. Pode ser acrescentado mais um toiro (sete no total) e entrar António Telles filho. Os forcados serão os de Montemor e Lisboa.
Na segunda corrida, a 7 de Agosto, regressa Diego Ventura com João Ribeiro Telles e Tristão Telles Queiroz, que abre praça confirmando a alternativa. Lidam-se toiros de David R. Telles e pegam três grupos de forcados: os de Turlock (Califórnia), os de Beja e outro grupo.
A corrida que tem dado mais dores de cabeça a Pombeiro e Charraz é a dos seis cavaleiros, a 22 de Agosto, onde Ana Batista é a estrela a celebrar o 25º aniversário da sua alternativa. Estão também certos Filipe Gonçalves (que Pombeiro não contratava para Lisboa há alguns anos) e João Salgueiro da Costa.
O espanhol Andrés Romero e o mexicano Emiliano Gamero têm sido as causas das divergências entre os dois parceiros. Pombeiro ter-se-à comprometido com os respectivos apoderados a incluir os dois rejoneadores numa das corridas de Lisboa; Charraz não está pelos ajustes e opõe-se, sobretudo no que respeita a Romero, depois de se ter incompatibilizado há cerca de um ano com o seu apoderado António Nunes, com quem antes era "unha com carne".
Resumindo: para a segunda corrida de seis cavaleiros da mini-temporada do Campo Pequeno, há três cavaleiros certos no elenco (Ana Batista, Filipe Gonçalves e Salgueiro da Costa), dois ainda em estado intermitente ou em lista de espera (Romero e Gamero) e falta um para ficarem seis... que pode ser Joaquim Brito Paes. Os toiros serão da ganadaria Vinhas.
O cartel da última corrida, a 5 de Setembro, já é também conhecido: João Moura Jr. e Francisco Palha a cavalo; e Roca Rey como único matador, sem competidor e com dois toiros de uma ganadaria espanhola (provavelmente, de Álvaro Nuñez). Ainda por definir os forcados e os toiros para os cavaleiros, que podem ser de Murteira Grave.
Fotos M. Alvarenga