segunda-feira, 12 de maio de 2025

Selecção de Forcados brilhou no Montijo: o Regresso dos Heróis

Miguel Alvarenga - Foi mesmo um Regresso dos Heróis capitaneados pelo valoroso e nunca esquecido João José Comenda, antigo e emblemático rabejador dos Amadores de Montemor, aquilo a que ontem se assistiu na Monumental do Montijo

Forcados de quase todos os grandes grupos nacionais, provavelmente menos do que aqueles que estavam anunciados para a data inicial desta corrida, em Abril, adiada pela chuva, e que agora não tiveram oportunidade de marcar presença. Mesmo assim, estavam muitos - na sua esmagadora maioria, forcados retirados que deu gosto voltar a ver fardados e a actuar. 

O púbico vibrou por diversas vezes com eles, mas muito em especial quando Comenda, Tiago Ribeiro (ex-cabo do Aposento da Moita) e Francisco Godinho (emblemático rabejador do Grupo de Montemor) rabejaram os toiros com a arte de sempre e outra vez a marcar a diferença. Foi espectacular!

Utilizando forcados actuais para ir à cara dos toiros, mas quase sempre elementos já retirados para dar as ajudas, João José Comenda teve o brio de bem eleger grandes forcados para formar cada grupo nas seis pegas. Conhecimento e experiência.

Só a primeira pega, por Bernardo Belerique (dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense), ao primeiro toiro de Maria Guiomar Moura, foi consumada ao segundo intento. Todas as outras foram à primeira, tendo sido forcados de cara: Rafael Costa, cabo dos Amadores do Ribatejo, que pegou um toiro de Los Espartales; João Parreira, do Grupo de Turlock (Califórnia), numa grande pega a um toiro de Veiga Teixeira; Duarte Mira, dos Amadores de Lisboa, que pegou também um toiro Teixeira; Ricardo Parracho, do Grupo do Montijo, numa pega valorosa a um toiro de Los Espartales; e Nuno Veríssimo, do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, que fechou a corrida com chave de ouro pegando um toiro de Guiomar Cortes Moura.

Houve brindes dos forcados a Diego Ventura, a Duarte Fernandes, ao Provedor da Misericórdia Ilídio Massacote, ao Presidente da Junta de Freguesia Fernando Caria (candidato a Presidente da Câmara nas próximas eleições autárquicas) e também aos empresários Jorge Dias e Samuel Silva.

Ficam as sequências das seis boas pegas numa tarde em que voltaram a saltar à arena muitas antigas glórias do mundo dos Forcados. Aplausos para a ideia brilhante que tiveram os empresários de formar uma Selecção de Forcados para marcar a diferença - e elevar a emoção - nesta corrida tão diferente.

Fotos M. Alvarenga



Houve quem contestasse este formato diferente, mas a Selecção
de Forcados foi um sucesso... de praça cheia!














Bernardo Belerique (Tertúlia Terceirense) na primeira pega












Rafael Costa (GFA do Ribatejo) na segunda pega da tarde, com
o veterano Tiago Ribeiro a brilhar como rabejador










Terceira pega, a um Veiga Teixeira, por João Parreira (Turlock)
com Francisco Godinho a rabejar superiormente







Duarte Mira (GFA de Lisboa) pegou o quarto toiro (Teixeira)







Ricardo Parracho (GFA do Montijo) na quinta pega da tarde








Nuno Veríssimo (Barrete Verde de Alcochete) fechou com chave
de ouro pegando o sexto toiro