Duarte Mira (foto) será o quarto cabo do glorioso Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, sucedendo ao fundador Nuno Salvação Barreto, a José Luis Gomes (que comandou o grupo durante 18 anos) e ao cabo actual, Pedro Maria Gomes (no comando há 15 anos). O anúncio da sucessão foi feito este sábado pelo GFA de Lisboa neste comunicado que a seguir publicamos
"O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa não é apenas um nome, é uma história viva, construída ao longo de décadas por homens de coragem, honra e paixão por uma tradição ímpar e Lusitana.
"Nuno Salvação Barreto é, sem dúvida, uma das figuras mais emblemáticas e respeitadas da tauromaquia portuguesa. O seu nome está indissociavelmente ligado à história do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, onde, durante anos, foi não só uma referência como também um símbolo de coragem, liderança e paixão pela arte de pegar touros.
"Quando pensamos no Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, é impossível não lembrar José Luís Gomes, um nome que se tornou sinónimo de bravura e dedicação. Ao longo da sua trajetória, José Luís Gomes destacou-se pela sua habilidade e capacidade de liderança e pela forma como sempre colocou o Grupo acima de tudo.
"Pedro Maria Gomes é, sem dúvida, um nome que faz parte da história mais recente e brilhante dos Amadores de Lisboa. Um Forcado cuja dedicação, coragem e espírito de corpo marcaram a sua passagem no Grupo e continuam a inspirar aqueles que têm o privilégio de partilhar a sua paixão pela tauromaquia. Desde o momento em que entrou, demonstrou uma entrega total ao mesmo e ao longo dos anos foi-se tornando uma referência para os mais jovens.
"Duarte Mira, será o novo Cabo em 2026… Fardou-se pela primeira vez nas Alcáçovas em 14 de Abril de 2013 e é o quarto elemento mais antigo. A sua entrega, raça e compromisso foram preponderantes para ser escolhido por unanimidade pelos actuais elementos.
"Um marco significativo na história do grupo que tem vindo a manter-se como um dos mais prestigiados e históricos de Portugal. A escolha do novo Cabo representa uma renovação e um compromisso com a continuidade da tradição que caracteriza os Amadores de Lisboa, mantendo sempre o nível de excelência e de compromisso.
"Viva o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa!"
GFA de Lisboa
Video D.R./GFA de Lisboa e foto M. Alvarenga