quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Desta vez é que é! Alternativa de Duarte Fernandes no Campo Pequeno em Agosto

Um ano depois de se ter estado algumas semanas a falar desse cartel-estrela para Lisboa, acabando depois por ficar tudo em águas de bacalhau, desta vez diz-se que já estará quase "fechado o negócio" com a empresa Ovação e Palmas e com o parceiro José Maria Charraz - e que  a alternativa do jovem cavaleiro Duarte Fernandes (foto de cima) vai ter lugar na segunda corrida da próxima temporada do Campo Pequeno, na quinta-feira 6 de Agosto, com o tio Rui Fernandes como padrinho e o testemunho de Diego Ventura, que regressaria à capital depois de este ano ter esgotado a praça.

Para já, não há ainda confirmação oficial por parte dos parceiros Pombeiro & Charraz; e, ao que o "Farpas" sabe, o apoderado de Ventura, Andrés Caballero, não tem ainda nenhum contrato fechado para 2026 em Portugal. Mas que se começa já a falar, outra vez, com alguma insistência, nesse cartel para Lisboa, lá isso começa...

Embora se continue a anunciar com a categoria de cavaleiro praticante - tendo sido o triunfador de 2025 em Portugal, segundo o júri que o distinguiu com esse prémio na Gala da Tauromaquia - Duarte Fernandes já recebeu a alternativa em 12 de Setembro de 2021 no Coliseu Romano de Arles, em França, apadrinhado exactamente por seu tio Rui, com o testemunho de Ventura, numa tarde memorável em que os três sairam em ombros e que recordamos com estas fotos em baixo.

Contudo, a estranha legislação nacional - ao contrário do que acontece co todas as outras profissões... um jovem que tire em França o curso de advogado, engenheiro ou o que for, não precisa de repetir o curso em Portugal... - não reconhece a alternativa de um toureiro tomada em país estrangeiro, pelo que é obrigatório voltar a tomá-la em Portugal para aceder à categoria de cavaleiro profissional. Aconteceu igual com João Moura Jr. (que tomou a alternativa em Nimes e depois teve que a voltar a tomar em Lisboa) e com outros.

Fotos M. Alvarenga e João Silva