terça-feira, 6 de março de 2012

3 corridas de toiros e uma de rejoneio na Feira de Jerez de la Frontera



A empresa "Funciones Taurinas" anunciou a realização de três corridas de toiros e uma de rejoneio (cavaleiros) na próxima Feira do Cavalo em Jerez de la Frontera. O ciclo arrancará a 9 de Maio com o cartel de rejoneio e desenrola-se até domingo, 12.
Edificada na primeira metade do Século XIX, a praça de Jerez, na Andaluzia, é uma das mais antigas de Espanha. Foi aí que começaram a ter força, no ano de 1967, as corridas de rejoneio em Espanha, mercê do célebre "Quarteto da Apoteose" que integrava os irmãos Peralta, Domecq e o português José Samuel Lupi. Foi também na sua arena que iniciaram as suas carreiras toureiros tão famosos como "El Gallo". O edifício é uma obra do arquitecto Francisco Hernández Rubio e tem actualmente capacidade para 9.500 espectadores.
A praça foi construída em 1839. Anteriormente as corridas realizavam-se na Plaza de las Agustinas, habilitada para tal. A inauguração da praça de Jerez ocorreu a 7 de Junho de 1840. Esta primeira construção era de madeira em forma de polígono com 16 lado e tinha capacidade para 11 mil espectadores. Foi devastada por um incêndio em 24 de Junho de 1860 e depois de um largo período de reconstrução, a cargo do mesmo arquitecto, reinaugurou-se em 1872. Novo incêndio no ano de 1891 obrigou a nova reconstrução, dando lugar à praça actual, reaberta em 1894 pelos toureiros "Guerrita" e "Bonarillo" lidando toiros do Marquês de Villamarta. A última remodelação (melhorias) na praça ocorreu em 2006.

Fotos D.R.