terça-feira, 13 de março de 2012

Alvarenga analisa e pontua os sites e blog's taurinos nacionais




Miguel Alvarenga analisa e pontua de 1 a 10 os principais sites e blog's taurinos nacionais. 


www.toureio.com - É neste momento o site taurino português mais antigo e o grande pioneiro da informação da especialidade na internet. Falar deste site é falar de Hugo Calado, a sua alma, o seu criador. Viveu momentos de maior sucesso quando era praticamente o único e quando liderava. Mais atractivo neste momento, vem conseguindo recuperar o tempo perdido e melhorou consubstancialmente - o que é importante - em termos ortográficos. Mantém, o que não sucede com a maioria, uma significativa rede de informadores, o que lhe permite, muitas vezes, conseguir o que todos procuram: notícias em primeira mão, sobretudo quanto à montagem de cartéis.
Nota: 8.

www.tauromania.com - Referenciado como "o site dos forcados", por serem seus proprietários vários antigos forcados e até o próprio presidente da ANGF, José Potier, é também um dos sites mais antigos. Divulga informação sobretudo relacionada com grupos de forcados e empresas que são de forcados - mas não só. É um site respeitável e bem escrito, com bons colaboradores e um fotógrafo excelente: Francisco Romeiras. Peca apenas por se actualizar só de quando em vez. Merecia mais empenho e mais tempo disponível por parte dos seus colaboradores.
Nota: 7.

www.solesombra.com - Tem, neste momento, a meu ver, o melhor e mais atractivo grafismo, que estreou há pouco mais de uma semana. Revela um excelente trabalho do seu director, o conhecido e prestigiado repórter fotográfico João Silva (o que é uma mais valia em termos de imagens) e tem a preocupação de se actualizar com frequência e de procurar, também, noticiar em primeira mão composições de cartéis.
Nota: 7.

www.naturales-tauromaquia.com - Começou por ser um blog do espanhol Eiroa e é também um dos grandes pioneiros destas andanças taurinas na internet. Tornou-se português e transformou-se em site, agora dirigido pela dinâmica Patrícia Sardinha e com a prestigiante e destacada colaboração de Miguel Ortega Cláudio, entre outros. É um site com dinâmica e noticiário permanente - e é, sobretudo, um site bem escrito. Quanto a mim, merecia modernizar e tornar mais atractivo o seu visual.
Nota: 8.

www.taurodromo.com - Outro site feito da vontade e da aficion de gente nova. Procura estar em todo o lado e publica regularmente interessantes entrevistas. Tem bons fotógrafos - o que é importante.
Nota: 7.

www.touroeouro.com - Pretendia ser o melhor de todos, um site estilo "mundotoro" espanhol. Mas do sonho ao alcance dos objectivos vai uma auto-estrada enorme... e muitíssimas portagens! Em termos de fotografia, é excelente - o João Dinis é, da nova geração, um dos melhores. Mantenho o que sempre disse. Em termos de escrita, é bem escrito - a Solange nunca escreveu mal. Mas peca pela constante "luta contra o mundo". Todos os textos, na sua maioria, trazem recadinhos, indirectas e "bocas" para vários alvos. Parece que está em permanente revolta contra tudo e contra todos. Considera "grandes exclusivos" o anúncio de cartéis em sítios de pouca significância - o que se percebe, pela escassa vivência jornalística e desconhecimentos da arte. É um site que pretendia ser único e acabou sendo "mais um". Merecia - e podia - ser mil vezes melhor do que é. Graficamente, é pobre e pouco atractivo em termos de visual.
Nota: 6.

www.parartemplarmandar.com - O blog do simpático Fernando Clemente passou hoje mesmo a site - o que pressupõe a subida de importantes degraus, se bem que eu considere que ser blog ou ser site não modifica o interesse do leitor - desde que bem feito. Vive sobretudo das fotografias. Os textos são escassos e por norma pouco informativos. Traduz a grande aficion do seu autor e o seu amor desmedido à arte tauromáquica. Tem sido um óptimo "compêndio", em termos fotográficos, para a maioria dos sites e blog's, dada a simpática disponibilidade do Fernando - sempre ponto em apoiar e ajudar quem escreve de toiros. Deu hoje um salto quantitativo em termos de qualidade.
Nota: 8.

planetadostouros.blogspot.com - Da responsabilidade de um veterano da crítica taurina, Fernando Marques, sediado em Arronches, este blog centra especialmente a sua informação em acontecimentos no Alentejo - mas não só. A experiência e a veterania do seu autor conta-nos, muitas vezes, estórias curiosas das suas andanças passadas no meio taurino. É bem escrito.
Nota: 6.

diariotaurino.blogspot.com - Como não podia deixar de ser, nota-se na escrita e na forma de exercer o jornalismo de Hugo Teixeira a "escola Farpas". O blog começou por ser um "II Farpas Blogue", mas depressa conquistou a sua autonomia própria. Escrito em bom português, atractivo, tem feito história e tem ganho sucesso. É, por norma, o sítio mais bem informado em termos de tauromaquia alentejana. E é um dos blog's mais visitados pelos aficionados.
Nota: 9.

sortesdegaiola.blogspot.com - Traduz a irreverência e a loucura sã do João Cortesão e dos seus filhos (quem sai aos seus...). Às tantas, é uma trapalhada e uma miscelânia de textos coloridos, videos que nada têm a ver com nada e algumas coisinhas meio obscenas - que deveriam suprimir. Tem a sua piada. Porque o João tem sempre piada. Mas deveria e poderia ser substancialmente melhorado - sobretudo em termos de ortografia.
Nota: 7.

elredondeltaurino.blogspot.com - Embora espanhol, acaba por ser um blog visitado também por portugueses, até porque é feito por um português, antigo toureiro, hoje conceituado repórter fotográfico - o nosso Ricardo Relvas. Actualizado com frequência, dedica também muito espaço à actividade taurina em Portugal. E vale, sobretudo, pelas fotos do Ricardo.
Nota: 7.

tauromaquiablog.blogspot.com - Bem aproveitado, bem dirigido e sobretudo depois de algumas liçõezinhas de português, Eduardo Serrano poderia ser, sem dúvidas, um dos melhores. Tem bons informadores, é aquilo a que nas antigas Redacções se chamava um "fura-vidas", um "caçador de notícias". O blog de Monforte é hoje um dos mais bem informados - mas peca pela péssima ortografia e pelos erros constantes, verdadeiros pontapés na gramática. De resto,
é óptimo - e é um dos mais visitados, sobretudo pela afición do Alentejo. Pôs um pouco de parte - e ainda bem - as constantes "bombas" que anunciava e que muitas vezes não passavam de estalinhos de Carnaval. Bem cuidado, pode ir muito longe. É um dos meus preferidos.
Nota: 8.

patiodequadrilhas.blogspot.com - É um blog recente, que traduz sobretudo a grande aficion de Daniela Caetano e tem a preocupação de promover a Festa. Optou recentemente por procurar notícias "suas", depois de nos primeiros tempos se limitar a reproduzir as dos "outros" - o que é louvável.
Nota: 6.

touradaportugual.blogspot.com - Da autoria de Paulo Ramires, que começou por ser um defensor da Festa em termos de "Facebook", é um dos vários blog's da chamada nova geração, ainda pouco conhecido, mas que merece ser visitado. Tem o condão de ser bem escrito.
Nota: 6.

aficionmoderna.blogspot.com - Outro blog recente, da autoria do jornalista Pedro Sá de Oliveira, que prometia sobretudo boas entrevistas com conhecidas personalidades da Festa e conseguiu reunir um excelente naipe de colaboradores. Inexplicavelmente, parou há quase um mês, depois de muito dinamismo revelado nos seus inícios. Espero que regresse em força.
Nota: 5.

forcadoamador.blogspot.com - Também recente, é um blog louvável - e é, principalmente, um blog que faz falta. Feito por um punhado de bons repórteres fotográficos que se uniram, alguns deles antigos forcados, visa sobretudo enaltecer e noticiar a actividade dos últimos românticos da Festa - e fá-lo, aplauda-se, sem qualquer espécie de tendenciosismo. Com independência e rigor. Vai conquistar e ganhar depressa o seu espaço.
Nota: 8.

Fotos D.R.