quinta-feira, 8 de março de 2012

Campo Pequeno: os primeiros cartéis e as primeiras novidades



Rita Barreiros - Rui Bento (na foto nos seus tempos de toureiro, nas Caldas, com Miguel Alvarenga) admitiu esta tarde a possibilidade de voltar a vestir-se de luces e actuar no Campo Pequeno ao lado do também retirado José Luis Gonçalves, quando se cumprem 30 anos da vitória de ambos no concurso "Lisboa Procura um Toureiro".
Entretanto, a empresa anunciou esta tarde alguns dos primeiros elencos da temporada, no ano em que se comemora o 120º aniversário da inauguração da praça:
- 12 de Abril - Abertura da Temporada. Toiros de Palha para João Moura, Luis Rouxinol e Rui Fernandes. Forcados de Santarém e Lisboa.
- 3 de Maio - Corrida "Vidas/Correio da Manhã"/80º aniversário do Grupo Tauromáquico "Sector 1".  Toiros de São Torcato para Sónia Matias e Ana Batista, Luis "Procuna" e David Mora. Grupo de forcados vencedor da V Festa do Forcado (16/17 de Março).
- 17 de Maio - 7º aniversário da reabertura da praça. Toiros de Vinhas para António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e Manuel R. Telles Bastos. Forcados de Évora e Aposento da Moita.
- 7 de Junho - Toiros de António Silva (regresso ao C. Pequeno) para Rui Salvador, Duarte Pinto e outro. Forcados de Montemor.
- 5 de Julho - Corrida "Flash". Toiros de Falé Filipe para Joaquim Bastinhas e Marcos Bastinhas, Forcados de Alcochete, António Ferrera e Iván Fandiño.
- 12 de Julho - 14ª Corrida TVI. Cartel surpresa.
- 19 de Julho - Corrida "Correio da Manhã". Toiros de Pinto Barreiros para Andy Cartagena, João Moura Jr. e Manuel Lupi. Forcados de Alcochete e Portalegre.
- 26 de Julho - Toiros de Manuel Coimbra para João Moura Caetano, Francisco Palha e outro. Forcados de Coruche e Aposento da Chamusca. Provavelmente será mista e com a presença de Pedrito de Portugal e talvez um novilheiro: Manuel Dias Gomes é o nome mais provável.
- 2 de Agosto - Corrida do Emigrante. Cartel a designar.
- 9 de Agosto - Corrida comemorativa do 60º aniversário do Fundo de Assistência dos Toureiros. Cartel (misto) a designar.
- 16 de Agosto - Novilhada (que pode ter a data alterada).
- 23 de Agosto - Cartel a designar.
- 30 de Agosto - Cartel a designar.
- 7 de Setembro - Cartel a designar.
- 4 de Outubro - Corrida de Gala à Antiga Portuguesa (6 cavaleiros). Cartel a designar.

Segundo Rui Bento, existe ainda a hipótese de se realizar uma corrida extra-abono a 18 de Agosto (data do aniversário da inauguração do Campo Pequeno), para a qual a empresa continua a fazer todos os esforços para trazer o matador José Tomás.

Fotos D.R. e Henrique de Carvalho Dias