quarta-feira, 7 de março de 2012

Cumprimos hoje 3 anos de luta! E de sucesso!




Miguel Alvarenga - Quando a internet chegou ao meu computador, já todos os meus amigos (mesmo os alentejanos... - a boca é para ti, querido Hugo!) a tinham "há séculos", foi como se tivesse chegado à Lua... embora eu seja daqueles que não acreditam que os americanos alguma vez lá tenham ido.
Resisti muito tempo até instalar essa coisa estranhíssima no maldito computador. Se isto já era complicado, com a internet ainda ficou mais. Mas a pouco e pouco fui-me familiarizando com isto. Sempre é mais fácil e menos alto que andar a cavalo...
Ao tempo que me perguntavam: "O jornal 'Farpas' não tem uma edição online?". E eu, intrigado, questionava: "On quê?...". Nunca fui adepto dessas coisas.
Um dia em Évora, numa das muitas calmíssimas noites no monte, à lareira e ao fim de umas belas cervejolas (tínhamos inaugurado há pouquíssimos dias o monte), virei-me para a Rita e disse: "Vou fazer um blogue do 'Farpas', os sites são muito complicados e as fotos aparecem muito pequeninas, é uma trapalhada, um blogue é mais parecido com um jornal, vêem-se as fotos em maior, acho mais giro!".
A Rita soltou uma gargalhada. "Vais quê?...". "Pois vou e é agora já!". E fiz. Foi há três anos, no sábado, 7 de Março de 2009.
Escrevi uma notícia, duas, três e, passado um mês, anunciei que ia acabar, que estava farto. E estava mesmo. Não cheguei a estar parado uma semana. Chatearam-me tanto, que voltei. E fiquei.
Nunca acreditei muito nisto da internet, achava que as pessoas não vinham cá, que tinham mais que fazer. Afinal, isto acabou por ser um sucesso. Nem eu imaginava, confesso.
Tenho muitos, confesso também, mas tenho um defeito irritante: sou demasiado perfeccionista. É do meu signo (Virgem), dizem-me. Outra coisa a que não ligo e em que não acredito. Quando faço uma coisa, faço-a bem feita. Não o digo por vaidade. Sei fazer poucas coisas. Não sei pregar um prego na parede, arranjar um candeeiro. Cozinho (penso eu) razoavelmente bem, não chego aos calcanhares do meu irmão Nuno, mas faço uns belos petiscos. E sei escrever. E andar de Vespa. Pouco mais.
Por isso, como não metia pregos na parede nem arranjos eléctricos, isto tinha que sair bem. E saíu.
Em três anos de existência, o "Farpas Blogue" tornou-se líder da informação taurina na internet. O Nº 1 - quer gostem, quer não gostem, quer queiram, quer não queiram.
Anteontem ultrapassámos pela primeira vez a barreira das 9 mil visitas. Foi um marco histórico. Vamos conseguir ir mais longe - espero dentro de dois anos, talvez um, estar milionário e ter o blogue cotado na Bolsa, como aconteceu com o "Facebook". É essa a minha aposta e é por isso que vou lutar. Desde que começámos, em três anos, já alcançámos mais de 2 milhões de visitas. Por mês, temos cerca de 200 mil.
Obrigado a todos os que têm estado a meu lado e me têm ajudado a melhorar o blogue. Obrigado aos "meus" pelo apoio que em casa me têm dado, pela compreensão com que têm entendido que, às vezes, tenho menos tempo para eles porque preciso de mais tempo para vocês - leitores que fizeram deste blogue o sucesso que ele hoje é.
Três anos depois, cá estamos. E continuamos. Começámos por ser o blogue oficial do jornal "Farpas". Agora, em vésperas de o jornal regressar às bancas, voltamos a sê-lo outra vez. Mas entretanto crescemos. Ganhámos o nosso espaço na internet. E assim vai continuar a ser.
Obrigado a todos - obrigado mesmo!

Fotos D.R.