sexta-feira, 9 de março de 2012

EXCLUSIVO: Únicas declarações de José Alexandre sobre o caso "João Telles/Campo Pequeno"

Quem tiver unhas é que toca guitarra! José Alexandre com Andy Cartagena. Conseguirá "alegrar" Rui Bento
com a sua "música"?...
José Alexandre (à esquerda) assistindo esta semana a um treino de João Telles
João Ribeiro Telles num treino esta semana


José Alexandre, apoderado do cavaleiro João Ribeiro Telles, garante que não fez declarações nenhumas ao site "naturales-tauromaquia" e que as suas palavras foram retiradas de um pequeno texto que deu à estampa na página do "Facebook" do cavaleiro da Torrinha. Diz que Rui Bento mentiu quando disse que ele e o toureiro não tinham interesse em ir este ano a Lisboa e atira 'farpas' ao gestor da primeira praça do país, afirmando que "o melhor que lhe podia ter acontecido foi terem subido o IVA de 6 para 13% para assim tentar descer drasticamente os honorários dos toureiros". Garante que Telles quer tourear no Campo Pequeno, mas "nunca pelos preços que Bento propôs" e quanto à acusação de "ter pouco peso no apoderamento do cavaleiro", diz que tem o peso suficiente "para defender os seus interesses". A primeira polémica do ano na temporada do Campo Pequeno está instalada. E Alexandre diz que não é homem de polémicas: "As únicas declarações que faço são estas, em exclusivo, ao 'Farpas Blogue' e dou o assunto por encerrado aqui". Vamos ouvi-lo.

Entrevista de Miguel Alvarenga

- José Alexandre, tocou-lhe a si e ao novo cavaleiro que apodera, o João Telles, a polémicazinha da praxe, este ano...
- Nunca fui de polémicas, nem alguma vez serei.
- Mas, quer queira, quer não queira, está no centro de uma polémica que tem como figura central o cavaleiro João Ribeiro Telles (filho) e o facto de não ter chegado a acordo com Rui Bento para que ele toureasse no Campo Pequeno...
- Estou longe disso, Miguel. Estou a passar uns dias na neve com a minha Mulher e os meus filhos e li ontem no 'Farpas Blogue' que o Rui Bento tinha dito na conferência de imprensa de apresentação dos primeiros cartéis do abono do Campo Pequeno que eu não manifestara interesse em que o João Telles toureasse este ano em Lisboa. E apressei-me a desmentir essa afirmação. É mentira e eu disse já que o Rui falta à verdade quando faz uma afirmação dessas. Só se eu fosse doido é que não teria interesse em que o meu toureiro actuasse na primeira praça de Portugal. Isso não é verdade...
- Disse, nas declarações ao site "naturales-tauromaquia", que Rui Bento queria baixar em 34% o cachet do seu cavaleiro...
- ... não fiz declarações nenhumas a ninguém, não sei que blog é esse...
- ... não é um blog, é um site. O "naturales-tauromaquia"...
- ... nunca vi, nunca li, não sei o que isso é, Miguel. O único blog português que vejo várias vezes ao dia é o do "Farpas" e mais nenhum. Não tenho problema algum em afirmar que é o único que interessa e que os outros não contam para o campeonato, como você costuma dizer...
- Mas o "naturales" dava a entender que eram declarações suas... é falso?...
- Não faço ideia, não li, não conheço esse site. A única explicação que posso dar, para o que li no "Farpas Blogue", foi que podem ter retirado do mural do João Telles no "Facebook" a declaração que lá pus ontem, onde expliquei que, de facto, não havia acordo por o Rui Bento querer descer em 34% o cachet do toureiro. Escrevemos isso no mural do João Telles no "Facebook" depois de ter lido as declarações do Rui ontem no blogue do "Farpas". Mas não fiz declarações a ninguém e faço mesmo questão de frisar que as únicas que faço à Comunicação Social, em rigoroso exclusivo, são estas ao "Farpas Blogue", dando aqui por terminada esta questão...
- O que se passou então, José Alexandre?
- Antes de contar o que se passou, deixe-me frisar que a minha amizade com o Rui Bento data de há muitos anos e não se vai estragar nunca. Hoje sou apoderado, amanhã deixarei de o ser. Hoje ele é gestor do Campo Pequeno e amanhã deixará de o ser. E a nossa amizade há-de permanecer intocável. Isso é que é importante, o resto são cantigas...
- Concerteza que sim. Mas vamos à história do João Ribeiro Telles...
- Certamente que não passa pela cabeça de ninguém que eu ou o João não tenhamos interesse em tourear este ano no Campo Pequeno. Concerteza que temos, mas não certamente nas condições que nos foram propostas pelo Rui Bento...
- A tal redução de 34%?...
- Claro. A melhor coisa que podia ter acontecido ao Rui Bento foi o aumento do IVA de 6 para 13% para desta forma e com este argumento tentar reduzir drasticamente os honorários aos toureiros. Disse-me que todos irão este ano ao Campo Pequeno por menos 34% dos cachet's habtuais... com o mal dos outros posso eu bem, mas o Miguel acredita que Figuras como o Maestro Moura, o Maestro António Telles, o Maestro Pablo Hermoso, o Rui Fernandes, os Bastinhas, para já não falar das figuras do toureio a pé que foram anunciadas, irão este ano a Lisboa com menos 34% nos honorários?... Não brinquem comigo! Se eu tenho que pagar o IVA e o João Telles também, a empresa não tem que pagar também?... Há uma diferença de 7% e aos toureiros pede uma redução de 34%?... Isto foi, repito, a melhor coisa que podia ter acontecido ao Rui Bento e ao Campo Pequeno...
- Disse Rui Bento que o José "tinha pouco peso" como apoderado do João Ribeiro Telles...
- Deixe-o dizer... Não entendo a postura do Rui. Está a fazer o seu papel e mais nada. Não cheguei ontem aos apoderamentos. Fui apoderado do Rui Fernandes mais de sete anos, fui apoderado do Andy Cartagena e de outros toureiros e não me despediram ao fim de um ano... Posso ter "pouco peso", como diz o Rui, mas tenho o peso suficiente, sempre tive, para defender os interesses dos meus toureiros. E prefiro cair de pé num acto de contratação do que andar de joelhos toda a vida!
- Vai ou não vai haver entendimento?
- Como o Miguel hoje escreveu, o Campo Pequeno precisa do João Telles e o João Telles precisa do Campo Pequeno. A minha amizade com o Rui Bento é intocável. Telefonei-lhe de imediato esta manhã depois de ler o "Farpas Blogue", com as tais declarações que eu teria feito ao tal site e a primeira coisa que lhe disse foi: se leste isso, por que não me ligaste de imediato? Como eu faria. Não fiz declarações nenhumas a esse site, limitei-me a colocar uma declaração no "Facebook" do João Ribeiro Telles a esclarecer a razão porque não tinha havido ainda acordo com o Campo Pequeno, depois de ler as declarações do Rui na conferência de imprensa e a insinuação - falsa, insisto! - de que não tínhamos interesse em ir este ano a Lisboa. Claro que temos interesse em ir a Lisboa. Se vai ou não haver entendimento, não sei. Mas nas condições que nos foram propostas pela empresa, posso garantir que o João não toureará. Logo veremos. Há tempo.

Fotos D.R.